PUB
Ministério da Educação anula uma questão
Sexta-feira, Junho 22, 2007

O Ministério da Educação anulou uma pergunta do exame nacional de Física e Química A do ensino secundário devido à existência de um erro. Os responsáveis publicaram a seguinte nota.

“Na prova de Física e Química A – 715, no item 4.2.1, na alínea D da versão 1 e na alínea B da versão 2, a figura apresenta uma incorrecção que inviabiliza a concretização de uma resposta correcta.
Por essa razão, o referido item é anulado, sendo a cotação total das provas dos examinandos majorada com o factor 1,0417, de modo a que a situação apontada não afecte negativamente a respectiva classificação final.”

Considerando que a anulação deste item reduz a cotação total para 192 pontos, a classificação final de cada prova obtém-se multiplicando a cotação total obtida pelo factor 1,0417, que corresponde à razão 200/192.

Esta solução encontrada pelo Ministério não será pacífica, pois o erro não foi comunicado aos alunos durante a realização da prova. Os alunos desconhecendo a situação, gastaram tempo à volta dessa alínea que poderiam ter canalizado para a restante prova.

Artigos Relacionados