Uma iniciativa que reuniu toda a comunidade dos vários lugares da freguesia da Póvoa de Lanhoso em volta dos presépios de Natal. Pelo quinto ano consecutivo Garfe recebe a visita de milhares de pessoas.
Desde 2002 que na freguesia de Garfe, concelho da Póvoa de Lanhoso, a época de Natal é também altura de grande agitação em vários lugares da freguesia. A comunidade reúne-se para construir presépios em tamanho real.
Tudo serve como material para dar forma às figuras que vão povoando os treze presépios, que servem de motivo a que milhares de visitantes passem pela freguesia.
A quadra natalícia acabou por contribuir para alterar a depressão generalizada em que se encontrava a população, explica Luís Fernandes, pároco local. A ideia surgiu numa altura em que a freguesia perdeu alguma da sua gente de forma dramática.
Os Chamas Vivas, grupo de jovens da localidade, decidiu lançar o repto à população e a ideia acabou por fomentar um maior espírito de comunhão na comunidade salientou o pároco, em declarações à Agência Lusa.
Os presépios espalham-se por áreas extensas e estão iluminados à noite. A freguesia é visitada de forma massiva nesta altura por milhares de pessoas para apreciar os presépios de Garfe uma iniciativa que vai já no quinto ano consecutivo.
Texto: Paulo Dumas
Foto: Junta de Freguesia de Garfe