PUB
Milhares de pessoas visitam presépios de Garfe
Terça-feira, Dezembro 19, 2006

Uma iniciativa que reuniu toda a comunidade dos vários lugares da freguesia da Póvoa de Lanhoso em volta dos presépios de Natal. Pelo quinto ano consecutivo Garfe recebe a visita de milhares de pessoas.

Desde 2002 que na freguesia de Garfe, concelho da Póvoa de Lanhoso, a época de Natal é também altura de grande agitação em vários lugares da freguesia. A comunidade reúne-se para construir presépios em tamanho real.

Tudo serve como material para dar forma às figuras que vão povoando os treze presépios, que servem de motivo a que milhares de visitantes passem pela freguesia.

A quadra natalícia acabou por contribuir para alterar a depressão generalizada em que se encontrava a população, explica Luís Fernandes, pároco local. A ideia surgiu numa altura em que a freguesia perdeu alguma da sua gente de forma dramática.

Os “Chamas Vivas”, grupo de jovens da localidade, decidiu lançar o repto à população e a ideia acabou por “fomentar um maior espírito de comunhão na comunidade” – salientou o pároco, em declarações à Agência Lusa.

Os presépios espalham-se por áreas extensas e estão iluminados à noite. A freguesia é visitada de forma massiva nesta altura por milhares de pessoas para apreciar os presépios de Garfe – uma iniciativa que vai já no quinto ano consecutivo.

Texto: Paulo Dumas
Foto: Junta de Freguesia de Garfe

Artigos Relacionados