PUB
Milhares de pessoas esperadas na edição 2016 das Festas Gualterianas
Segunda-feira, Julho 18, 2016

Foram esta manhã apresentadas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, as Festas da Cidade e Gualterianas que se realizam de 29 de julho a 8 de agosto. Um programa diversificado e que se pretende de agrado para diferentes públicos.

Este foi um dos aspetos salientados pelo Vereador da Cultura, José Bastos, na sua intervenção de apresentação das festividades – a diversificação das atividades, com o intuito de captar atenção de diferentes públicos.

José Nobre destacou ainda, entre os dias 6 a 8 de agosto, as Visitas orientadas à Casa da Memória. Uma iniciativa gratuita, acompanhada por um guia, necessitando apenas de marcação prévia pelo email casadamemoria@aoficina.pt ou pelo telefone 253421282.

“Os bonecos convidam à Marcha!”, foi outra das iniciativas destacadas pelo vereador vimaranense. Num percurso entre a Casa da Memória – Plataforma das Artes e Largo da Oliveira, os bonecos de papel articulados, cedidos à Casa da Memória pela Casa da Marcha Gualteriana, ganham vida e saem do âmbito da exposição onde se encontram, para percorrer as ruas da cidade num claro convite para a festa. Esta iniciativa realiza-se na sexta-feira, 4 de agosto, pelas 22 horas.

Todos os dias serão preenchidos com atividades diversificadas. Pelos quatro palcos montados entre o Largo de Danões, Largo Condessa do Juncal (privilegiando atuação de bandas vimaranenses), Praça da Plataforma das Artes e Largo do Toural, bem como no coreto do Jardim da Alameda, passarão desde as Bandas Musicais de Pevidém e Golães, a Ranchos Folclóricos e Cantares ao desafio, aos grupos Virar DaSquina, Mat Bass Brand e BandStand, Paraguaii + Toulouse, Carlão e David Fonseca.

A edição 110 das Festas da Cidade e Gualterianas termina na segunda-feira, 8 de agosto, com a Marcha Gualteriana que sai para as ruas da cidade por volta das 23 horas. José Pontes, presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana garantiu, na referida conferência de imprensa, que os nove carros que integrarão a Marcha deste ano, “terão a mesma qualidade mas, mais brilho, que em anos anteriores”.