PUB
Mil figurantes desfilam trajos populares em Guimarães 2012
Quarta-feira, Maio 16, 2012

O Desfile Nacional do Trajo Popular Português centra-se no período entre 1890 e 1910 e conta com cenários digitais do artista João Martinho Moura

A Capital Europeia da Cultura apresenta no próximo Sábado, dia 19 de Maio, a partir das 21h30, o Desfile Nacional do Trajo Popular Português. Esta é a primeira vez, a nível europeu, que se realiza um evento de rua desta natureza e dimensão, promovendo o diálogo da etnografia, folclore e arte digital. O evento é uma co-produção de Tempos Cruzados – Programa Associativo de Guimarães 2012 com a Federação do Folclore Português.

O espectáculo do próximo Sábado conta com um milhar de figurantes provenientes de todas as regiões de Portugal Continental e Ilhas. Os participantes organizam, em palco, no Largo do Toural, uma sequência de quadros (Montanha, Rio, Campo, Serão, Mar, Feira, Domingo, Noivos e Romaria), centrados no período entre 1890 e 1910. Será ainda complementado por uma tocata de 50 músicos vimaranenses e pelos cenários digitais do artista João Martinho Moura a invadir as fachadas do Toural, questionando as (in)comunicabilidades da Etnografia e do Folclore e da Arte Digital.

Esta é a primeira actividade do programa PopArt, integrado em Tempos Cruzados, e tem como objectivo valorizar – através do palco internacional que é a Capital Europeia da Cultura – o trabalho desenvolvido pelos grupos de etnografia e folclore de Guimarães. Tradição, vanguarda e tecnologia interligam-se num projecto que valoriza o património cultural imaterial local, nacional e internacional.

Artigos Relacionados