Miguel Moreira, Olga Roriz, Kaori Ito e Victor Hugo Pontes na 2ª semana do GUIdance
Terça-feira, Fevereiro 19, 2013

O festival encerra, a 23 de Fevereiro, no CCVF, com o espetáculo “A Ballet Story”, do vimaranense Victor Hugo Pontes, considerado o espetáculo de dança de 2012, pelo jornal Expresso e jornal Público

“Regina – The Ritual Wedding”, do Útero Teatro (grupo presente numa residência artística na Escola Secundária de Caldas das Taipas durante a CEC 2012), abre a segunda semana do GUIdance. Este espectáculo resulta do encontro entre os artistas Regina Fiz e Miguel Moreira. O corpo e os seus ícones: esta é a questão central de “Regina – The Ritual Wedding” que passa também pela transformação e o pensamento queer associados a uma ideia de uma sociedade livre. Resultado de uma experiência de vida – a de Regina Fiz – e de um processo de luta contra as normas sociais e políticas segregadoras. O espetáculo vai estar em cena no dia 20 de Fevereiro, às 22h00, e nos dias 22 e 23, às 24h00, no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura.

No dia 21 de Fevereiro, Olga Roriz apresenta no CCVF “A Cidade”, uma reflexão sobre a atmosfera de pressão, contaminação, alienação e desgaste que as cidades causam no ser humano. Em palco, quatro bailarinos desmultiplicam-se em diversas personagens, ao som de músicas como as de Melody Gardot ou Nick Cave.

O penúltimo espectáculo do festival, a 22 de Fevereiro, é da responsabilidade da coreógrafa japonesa Kaori Ito, que volta a marcar presença no GUIdance (depois de “Island of no Memories”, em 2012), desta vez no duplo papel de coreógrafa e intérprete em “Solos”. Trata-se de um exercício de expressão corporal, de luz e formas, e uma metáfora dos tempos modernos: quem sou eu, se o meu corpo não me pertence?

Artigos Relacionados