PUB
Menos 4% de desempregados no distrito de Braga
Quinta-feira, Julho 20, 2006

O relatório mensal do Governo Civil de Braga aponta para uma quebra de 4% no desemprego do distrito. Guimarães volta a liderar a lista do desemprego com um quarto do desemprego do distrito, embora com variação de tendência negativa.

O concelho de Guimarães lidera, por mais um mês a lista do desemprego do distrito de Braga. O relatório mensal publicado pelo Governo Civil de Braga, relativo ao mês de Junho, revela ainda que, durante o mês de Junho, se registavam 11.731 desempregados no concelho de Guimarães. Assim, este número representa cerca de um quarto dos desempregados do distrito de Braga.

Por outro lado, há a registar, relativamente a Junho de 2005, uma quebra de 4% no número de desempregados no concelho de Guimarães. Esta tendência é de resto seguida no total do distrito, com uma quebra igualmente de 4%. Os concelhos de Cabeceiras de Basto, Amares, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho registaram subidas no número de desempregados relativamente mês de Junho de 2005.

Continua a prevalecer em Guimarães o perfil do desempregado à procura de um novo emprego, com mais de 25 anos. São maioritariamente as mulheres que se encontram em situação de desemprego, com 53% do total de desempregados.

Embora pouco representativo no total do desemprego no concelho, a procura do primeiro emprego foi o indicador que registou uma maior subida relativamente a Junho de 2005: passou de 475, há um ano, para 516 este ano.

Recorde-se que, em Abril, Guimarães registava uma variação homóloga da taxa de desemprego de +1%, em Maio de -3% e agora em Junho de -4%.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados