PUB
Marques Valentim mostra trinta anos de foto jornalismo no Cybercentro
Terça-feira, Novembro 14, 2006

A exposição de fotogtrafia estará patente no Cybercentro de Guimarães até ao próximo dia 10 de Dezembro.

O fotojornalista Marques Valentim tem em exposição no Cybercentro de Guimarães alguns dos trabalhos fotográficos que traçam uma amostra de alguns dos episódios emblemáticos da história recente do país.

A maior parte das cerca de trinta fotografias retratam algumas figuras públicas da política portuguesa desde Ramalho Eanes, Mário Soares, Álvaro Cunhal e, entre as mais recentes, Aníbal Cavaco Silva, durante a tomada de posse como Presidente da República Portuguesa.

A exposição estará patente até ao próximo dia 10 de Dezembro e resulta de uma parceria entre o Cybercentro e o Gabinete de Imprensa de Guimarães.

Marques Valentim desenvolve a sua actividade como foto jornalísta desde os dias seguinte ao 25 de Abril de 1974. Nessa altura colaborou com a Agência Europeia de Imprensa, cobrindo os principais acontecimentos da vida portuguesa após a revolução. Algumas das fotografias expostas datam desse período. O fotógrafo colaborou ainda com diversos periódicos como o Correio da Manhã, O Comércio do Porto e O Independente.

O curso de foto jornalismo que está a ser promovido pelo Gabinete de Imprensa de Guimarães, a decorrer durante a próxima semana, tem a coordenação por Marques Valentim.

Texto: Paulo Dumas
Fotos: Marques Valentim (destaque); Cybercentro

Artigos Relacionados