Marque consulta pelo telefone
Sexta-feira, Março 5, 2004

O Centro de Saúde está a implementar um sistema de marcação de consultas por telefone. Com esta medida, o director deste Centro, Alberto Perez, entende que se caminha no sentido de prestar um melhor serviço ao utente e evitar as habituais esperas na abertura do Centro de Saúde. A separação do Serviço de Atendimento de Consultas Urgentes (SACU) do resto da extensão é outra das prioridades que se concretizará até ao final do ano.

Os utentes do Centro de Saúde de Caldas das Taipas já podem de uma forma tranquila e confortável marcar as suas consultas, através do telefone. Para tal basta ter o cartão de utente e ligar para o Centro de Saúde, em qualquer dia da semana, no horário habitual do médico de família.
Este sistema não irá substituir na totalidade a marcação das consultas, pois diariamente e presencialmente os utentes poderão continuar a marcar as suas consultas, bem como as de carácter urgente. Alberto Perez, director do Centro de Saúde, aponta que a curto prazo, cada médico possa prestar cerca de vinte consultas semanais através deste sistema e que pelo menos as consultas via telefone ultrapassem as marcadas presencialmente. “Com esta medida pretendemos prestar melhores serviços aos utentes. Esperamos que os utentes aproveitem este sistema e que contribua para que, durante a manhã, a abertura dos centros possa ocorrer com mais tranquilidade”.
Alberto Perez pretende que este sistema funcione da mesma forma em todas as extensões ligadas a Caldas das Taipas. A única extensão que terá um sistema de marcação diferente das demais, será a de Ronfe. Esta continuará com a marcação pelo telefone nos três últimos dias de cada mês, para o mês seguinte, até esgotar as vagas. “Este Centro vai entrar em obras e vai ter problemas acrescidos durante esse período. Quando regressarem à nova casa creio que passarão a utilizar o sistema seguido pelos outros centros.”

Horários dos médicos
Para que este sistema tenha o menor número de falhas possível, o Director do Centro da vila está a proceder a uma actualização dos registos dos horários de todos os médicos. Apesar da maioria dos utentes saberem o horário do seu médico de família é importante que não se verifiquem eventuais confusões e, muito brevemente, serão afixados em locais visíveis esses horários. “Os horários dos médicos têm de estar divulgados a nível de cada Centro de Saúde. Vamos caminhar no sentido de prestar os melhores serviços a quem frequenta o Centro de Saúde, por isso serão afixados, não só os horários dos médicos, mas também dos demais funcionários, bem como a forma como se fazem as consultas”, afirmou Alberto Perez.

SACU com novas instalações
O Centro de Caldas das Taipas está a finalizar uma intervenção nas próprias instalações e devido a uma melhor racionalização dos seus espaços, passará a ter, a partir do final do ano, um espaço próprio para o Serviço de Atendimento de Consultas Urgentes (SACU) que terá autonomia face aos restantes serviços. “Teremos assim uma separação entre a extensão e o serviço de urgência. O SACU passará a ter uma entrada própria o que evitará o aglomerar de pessoas num mesmo local, principalmente durante a semana e em termos de saúde pública passaremos a ter uma melhoria significativa, pois a probabilidade de contaminações será menor.”
Se durante o fim-de-semana o SACU funciona sem problemas evidentes, o mesmo não se pode dizer durante a semana. A não substituição de um médico quando o destacado falta é um dos problemas mais frequentes e está a merecer especial atenção por parte de Alberto Perez. “Estou a negociar com os colegas uma outra atitude face a este sistema. Vamos tentar refazer as escalas de serviço durante a semana e tentar que não se verifiquem essas falhas.”.

Obras em Ronfe avançam e Centro de Ponte parado
Visivelmente satisfeito mostrou-se Alberto Perez pela adjudicação da obra no Centro de Ronfe. O dia 15 de Novembro, tudo indica, será marcado pelo arranque das obras de ampliação e remodelação da velhinha extensão. De destacar, para além de outras valências, que o Centro de Saúde de Ronfe passará a ter sete novos consultórios, no nível superior. As obras não afectarão a fachada do edifício, que manterá, dentro do possível, a sua traça original. Durante o período das obras, os serviços de saúde funcionarão na Casa do Povo.
Quanto à construção do Centro de Saúde de Ponte nada ainda está definido. Apesar do PIDAC ter prorrogado por mais dois anos a verba a atribuir em caso de construção, não existem indicações claras de que a Câmara Municipal de Guimarães disponibilize um terreno para a sua construção.
Alfredo Oliveira

Marcações de consultas por telefone

Tenha presente o seu cartão de utente
Uma esferográfica e um papel para anotar a data da consulta
Ligue para os seguintes números:
Taipas – 253 479 750
Ronfe – 253 540 186
Briteiros – 253 579 520
Souto – 253 579 521
Períodos de marcações de consulta:
Taipas – Briteiros – Souto
Todos os dias dentro do horário habitual do seu médico
Ronfe
Nos três últimos dias de cada mês para o mês seguinte

Algumas questões

A marcação de consulta por telefone poderá ser efectuadas no próprio dia?
Não.
Se o médico faltar fica-se sem consulta?
A consulta será remarcada.
Os doentes mais frequentes e que pretendem marcar consultas todas as semanas, podem-no fazer?
O sistema acusa essas situações. Se marcar uma consulta para um dia e depois tenta marcar uma outra consulta, para outro, o sistema informa que já existe uma consulta marcada. Nestes casos o médico dará a sua opinião se é de marcar ou não.
Quando se telefona a chamada fica em lista de espera?
Neste momento se telefonar para o centro, a chamada fica em lista de espera, só que o utilizador não tem essa indicação e acaba por desligar. Será introduzida uma voz que dirá ao utente para aguardar.
Vantagem deste sistema?
Comodidade para o utente, já que não se desloca ao Centro de Saúde para marcar uma consulta. Menor aglomeração de pessoas principalmente na abertura do Centro e, por outro lado, os próprios médicos passam a ter um agendamento electrónico.