PUB
Mariza regressa a Guimarães para promover o disco “Terra”
Terça-feira, Outubro 14, 2008

Mariza regressa a Guimarães após o concerto do ano passado junto ao castelo. A interprete virá desta vez ao Multiusos para dar a conhecer o seu último disco.

A fadista Mariza regressa a Guimarães para um concerto no Multiusos de Guimarães no próximo dia 18 de Outubro. Mariza lançou recentemente um novo álbum de originais, intitulado “Terra”, depois de três discos de estúdio com os quais consolidou o seu sucesso como interprete na canção nacional: o fado.

A cantora, foi recentemente nomeada, pelo segundo ano consecutivo para um Grammy Latino para o melhor disco folk pelo álbum “Terra”. Na edição de 2007 dos prémios Grammy, Mariza já havia sido nomeada para a mesma categoria, mas com o álbum ao vivo “Concerto em Lisboa”.

Natural da cidade de Lourenço Marques, Moçambique, Mariza começou a cantar muito cedo, na taberna dos pais na Mouraria lisboeta. Tornou-se numa das vozes portuguesas mais internacionais de todos os tempos. Antes dela só Amália e os Madredeus o terão conseguido. Já passou pelas mais prestigiadas salas de espectáculos do mundo, como o Royal Albert Hall, em Londres; o Carnegie Hall, Nova Iorque; ou ainda a Ópera de Sidney.

Em 2002, a artista lança o primeiro álbum “Fado em Mim”, depois de ter assinado por uma editora holandesa. O disco continha o tema “Ó Gente da Minha Terra”, talvez a mais emblemática das músicas interpretadas por Mariza. Este primeiro disco vendeu para cima de 80 mil exemplares.

No ano seguinte, Mariza acrescenta “Fado Curvo” à sua discografia, de onde se destacam os temas: “Cavaleiro Monge” e “Primavera”. “Transperante”, o terceiro disco de estúdio foi lançado em 2005. Por esta altura é já a artista portuguesa com mais discos vendidos, tendo três dos seus discos na lista dos mais vendidos em Portugal.

Depois de há pouco mais de um ano ter dado um concerto, junto ao Castelo de Guimarães, na digressão nacional de promoção do disco “Concerto em Lisboa”, regressa para um concerto marcado para o Pavilhão Multiusos de Guimarães, no próximo dia 18 de Outubro. Os bilhetes já estão à venda e os preços vão desde 20 a 35 euros. Podem ser adquiridos no Multiusos de Guimarães e em www.ticketline.pt, Worten, Fnac, Bliss, Lojas Viagens Abreu, Livraria Bulhosa (Oeiras Parque e C.C. Cidade do Porto) e Pontos MegaRede.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados