Mariano Gago diz que Instituto vai privilegiar nano-ciências e computação
Quinta-feira, Novembro 24, 2005

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, afirmou ontem que o Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento, aprovado sábado na Cimeira Luso- Espanhola de Évora, vai privilegiar as áreas das nano-ciências e computação avançada.

“O mandato da comissão técnica mista [que vai definir o âmbito do instituto] inclui duas áreas à cabeça, nano-ciências e computação avançada”, disse Mariano Gago em S. Mamede do Coronado, Trofa, à margem de uma visita à farmacêutica Bial.

Mariano Gago salientou que a comissão técnica mista tem um ano para elaborar um relatório, podendo propor outras áreas de investigação, nomeadamente energia, gestão de riscos, ciências biomédicas e outras.

Na opinião do ministro, este instituto será, pela sua dimensão, “um criador de emprego”, quer para investigadores quer para empresas de subcontratação e de prestação de serviços.

“A instalação de um grande laboratório tem de imediato um impacto enorme no tecido científico nacional e também nas empresas”, salientou.

Lusa

PUB

Artigos Relacionados