PUB
Mão Morta acertam relógio com concerto no São Mamede, em Guimarães
Sexta-feira, Fevereiro 20, 2015

Algumas sugestões para o fim-de-semana que hoje se inicia. São várias propostas que passam por música ao vivo, livros e cinema. Bom fim-de-semana.

Algumas sugestões culturais para este fim-de-semana em Guimarães e em Braga. Hoje, sexta 20, Lula Pena apresenta-se no Theatro Circo, em Braga. A fadista fará a apresentação do repertório do seu último disco, chamado “Troubadour”, ao mesmo tempo que abre pistas sobre o novo capítulo, no qual a cantora, a quem faz confusão a velocidade das novas tecnologias, está a trabalhar.

No sábado, propomos uma passagem pela livraria SNOB, na Rua D. João I, onde pelas 18 horas será apresentado o livro “Caminhos Para a Prisão”, da autoria de Sílvia Gomes, numa organização do Gabinete de Imprensa de Guimarães. O livro trata oportunamente do tema da criminalidade associada a grupos estrangeiros étnicos em Portugal, numa altura em que o tema anda em discussão em vários países da Europa, que acolhem uma significativa população imigrante.

Mais tarde, também em Guimarães, enquanto toca a Banda do Mar, num concerto que se encontra já esgotado, sugerimos como alternativas a apresentação do festival itinerante Um Ao Molhe, dedicado a projetos musicais de um só elemento. Será no CAAA, localizado junto ao Mercado Municipal. Do alinhamento fazem parte: Amador, O Manipulador, Daily Misconceptions e a terminar o DJ set com o Tren Go! Sound System. O início está marcado para as 22 horas.

À mesma hora, mas no São Mamede – Centro de Artes e Espetáculos, tocam os Mão Morta, que vêm a Guimarães apresentar o seu último disco “Pelo Meu Relógio São Horas de Matar”, um álbum que segue o conceito do percurso de um “indivíduo de classe média que vive solitário, na sua vida burguesa e confortável. Com o eclodir da crise, vê o conforto da sua vida ser posto em causa”, explica Adolfo Luxúria Canibal.

Na cidade de Braga, pelo espaço GNRation, o guitarrista dos Long Way To Alaska vem a apresentar o seu “Trabalho de Casa” que, no caso, será o disco lançado por Gonçalo em 2014, chamado “Quim” e algum trabalho realizado posteriormente, durante a residência artística naquele espaço bracarense. O início do concerto está marcado para as 22.30 horas.

No cinema, estreia-se esta semana “Vício Intrínseco”, realizado por Paul Thomas Anderson, com Joaquim Phoenix. O filme está em exibição nos Cinemas Castello Lopes, no Espaço Guimarães. A terminar o fim-de-semana, exibe-se Domingo, pelas 21.45 horas, em mais uma sessão do Cineclube de Guimarães, o filme “Mapa Para as Estrelas”, de David Cronenberg. Filme que valeu à atriz Julianne Moore o prémio para melhor interpretação feminina, no Festival de Cannes.