PUB
Mais um professor prometido para a Educação Especial até ao final do ano lectivo
Segunda-feira, Abril 13, 2015

Associação de Pais continua odisseia com vista à alocação dos meios que entendem necessários e urgentes na Educação Especial. Coordenadora da Comissão de Educação da Assembleia da República deverá visitar o agrupamento até ao final de Abril.

As acções da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas das Taipas continuam a suceder-se com o propósito de os pais verem colmatadas as lacunas existentes no apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Recentemente, no dia 2 de Abril, uma delegação da associação esteve reunida com responsáveis pela Inspecção Geral de Educação do Porto e passados alguns dias, a 9 de Abril, uma outra delegação deslocou-se à Assembleia da Republica.

Nesta última diligência, os representantes da Associação de Pais estiveram reunidos com os grupos parlamentares do CDS-PP, do PS e PSD. Nessa deslocação a Lisboa estiveram igualmente reunidos com a Comissão da Educação da Assembleia da República, de onde resultou, além de um conjunto de diligências junto das entidades competentes, a marcação de uma visita da Coordenadora da Comissão de Educação da Assembleia da República, que deverá acontecer durante o mês de Abril.

Complementarmente a Associação de Pais tem vindo a trabalhar com a autarquia vimaranense, quer com a vereadora Adelina Paula Pinto, que detém a pasta da educação no executivo; quer com o presidente da Câmara Municipal. Junto da vereadora foi reforçada a necessidade de agilizar o processo de colocação de um assistente operacional, para auxiliar a Educação Especial. Junto de Domingos Bragança, os pais deverão expor a necessidade urgente da execução das obras nas instalações da escola EB 2-3 das Taipas. Esta reunião está agendada para o próximo dia 15 de Abril.

Colocação de mais um docente deverá estar para breve
Filipe Neiva (Charneca), Hilário Gomes (Pinheiral) e Manuel Ribeiro e Natália Fernandes (EB 2,3 Taipas) reuniram no passado dia 30 de Março, no Porto, com José Mesquita, delegado Regional de Educação do Norte. Em cima da mesa esteve a falta de professores de Educação Especial, assunto que nos últimos tempos tem mobilizado todas as Associações de Pais do Agrupamento de Escolas da Taipas e que já trouxe à Direção do Agrupamento visitas de Carla Cruz, deputada do PCP na Assembleia da República, bem como, de Sónia Fertuzinhos e Jacinto Serrão, do PS.

Este encontro realizou-se a pedido das Associações de Pais do Agrupamento de Escolas das Taipas, que viram o esforço e dedicação que têm demonstrado, recompensados com a garantia, por parte de José Mesquita, de colocação de mais um professor afeto à Educação Especial ainda no presente ano lectivo. Efectivando-se esta colocação o agrupamento passará a contar com sete docentes.

Na sequência desta reunião, como nos confirmou Manuel Ribeiro, da Associação de Pais da EB 2,3 das Taipas, a Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEST), prontificou-se a abrir, de imediato, um concurso para a colocação de mais um professor, até final do corrente ano letivo. Do mesmo encontro ficou ainda o compromisso de realização de reunião conjunta entre a DGEST, Associações de Pais e Direção do Agrupamento, no sentido de preparar o próximo ano letivo, no que respeita à Educação Especial.

Os representantes das Associações de Pais consideram estes desenvolvimentos como “um passo importante” na melhoria das condições de trabalho para os alunos com Necessidades Educativas Especiais, bem como, uma demonstração de que há abertura e interesse pelos responsáveis na resolução do problema. Esta é “uma conquista da persistência, empenho e união de todas as Associações de Pais, sem exceção”, adiantam.