PUB
Linha Saúde Pública funciona 24 horas por dia
Terça-feira, Fevereiro 13, 2007

Na sequência do comunicado do Ministério da Saúde do passado dia 8 de Fevereiro, a Linha Saúde Pública, criada em 2002 e que até à data só estava activa entre as 8.00 h. e as 00.00 h., com o número 808 211 311 (adultos) e 808 242 440 (crianças) – preço de chamada local -, […]

Na sequência do comunicado do Ministério da Saúde do passado dia 8 de Fevereiro, a Linha Saúde Pública, criada em 2002 e que até à data só estava activa entre as 8.00 h. e as 00.00 h., com o número 808 211 311 (adultos) e 808 242 440 (crianças) – preço de chamada local -, funciona agora durante as 24 horas do dia, essencialmente para aliviar o acesso às urgências hospitalares.

A elevada procura dos serviços de urgência hospitalar justificou a adopção, por parte do Ministério da Saúde, de medidas de excepção para reforçar o atendimento dos utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os doentes com sintomatologia gripal, nomeadamente febre e tosse, deverão utilizar os serviços especializados de aconselhamento da Linha Saúde Pública, antes de se deslocarem aos estabelecimentos de saúde, para evitar o risco de exposição e propagação de agentes infecciosos.

A Linha Saúde Pública é uma parceria entre a Direcção Geral de Saúde e as cinco Administrações Regionais de Saúde e funciona em articulação constante com os Centros Regionais de Saúde Pública. Este serviço, com cobertura nacional, assegura um conjunto de cuidados de saúde através de triagem, aconselhamento e encaminhamento orientados para a doença, incluindo as situações de urgência ou de emergência.

Os objectivos desta linha consistem em proporcionar informação ao cidadão, aconselhá-lo e encaminhá-lo em questões de saúde e facilitar a acessibilidade aos serviços de saúde, bem como disponibilizar informação técnico-científica actualizada aos profissionais do SNS.

Artigos Relacionados