PUB
La Fura dels Baus regressam no dia 24 de Março, no arranque do “Tempo para Criar”
Domingo, Março 18, 2012

O espetáculo, que marca o arranque do segundo ciclo de programação da CEC, vai avançar a partir das 22h e desenrola-se ao longo do trajeto Toural, Alameda e Mumadona.

O momento é assinalado pelo regresso de La Fura dels Baus, que conta com o apoio do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR) e ainda com a participação da coreógrafa Clara Andermatt. O espetáculo, a iniciar-se pelas 22h, desenrola-se ao longo do trajeto Toural, Alameda, Mumadona e envolve dezenas de participantes.

Num breve balanço ao primeiro ciclo de programação “Tempo de Encontro”, João Serra, presidente do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, referiu que este ficou marcado pelo “seduzir de novos públicos e pela soma de audiências”, acrescentando que todas as propostas apresentadas em dezembro de 2011 foram cumpridas com sucesso, “Foram realizados todos os eventos programados, mesmo os mais ousados, e percorreram-se todas as áreas de programação”. João Serra destacou ainda a forma entusiástica do povo vimaranense na adesão à CEC mostrando que se trata de uma iniciativa pertinente e com pertinência.

Por sua vez, da direção executiva, Carlos Martins perspetivou a programação para o segundo ciclo da CEC, “Tempo para Criar”.
“Tempo para Criar” lança o mote para um programa diversificado que promete, de 24 de Março a 23 de Junho, sublinhar o papel da criação artística em Guimarães 2012, com propostas que ousam ir além do espectável, comprometidas em surpreender os diferentes públicos. Trata-se de um ciclo voltado para criação e criatividade. Recorde-se que a Capital Europeia da Cultura vive, desde 21 de Janeiro, o ciclo “Tempo para Encontrar” – cuja abertura, segundo a organização, levou mais de cem mil pessoas ao centro de Guimarães.

A entrada no novo ciclo é marcada em diferentes pontos de Guimarães com espetáculos musicais e performativos. O Instituto do Design apresenta “20|vinte|XX”, às 22h00, evento que reúne na mesma noite vinte designers, vinte bandas e 20 DJs. No Centro Cultural Vila Flor, sobe ao palco a coreografia de Lia Rodrigues, às 22h00, “Piracema”. O Congresso Musical de Guimarães GuimaraMus – a decorrer na cidade até dia 25 –, apresenta um concerto da Orquestra Académica da Universidade do Minho, às 21h30, no Paço dos Duques.

Antecedendo a inauguração do novo ciclo de programação de Guimarães 2012, no dia 23, de manhã, é inaugurado o Instituto de Design. A estrutura é uma das novas plataformas criativas da cidade e integra-se no plano de renovação urbana. Ao longo do dia, na conferência “Design para descobrir a cidade” são apresentados vários projetos de intervenção urbana, abarcando áreas como a fabricação digital, a revitalização de áreas urbanas ou mesmo o turismo criativo (“Descobrir Guimarães”, “Use-it Guimarães” e “Pop-Up Culture”).