Junta de Freguesia das Taipas vai proceder à limpeza do rio
Segunda-feira, Agosto 8, 2011

Depois de obtida a devida autorização, a Junta de Freguesia de Caldelas, está a preparar uma intervenção no leito e margens do Rio Ave.

A Administração Regional e Hidrográfica do Norte já concedeu a autorização para tal intervenção no final do Verão passado, numa altura em que o nível da água no Rio Ave, na zona em que atravessa as Taipas, já se encontrava muito alto impedindo, assim, tal intervenção.

A Junta de Freguesia manifestou logo a sua intenção em manter a iniciativa em pé, para ser realizada neste Verão, situação que irá ter inicio até final deste mês de Agosto.

A intervenção a realizar vai consistir na remoção e movimentação de areia, por forma a regularizar o fundo do rio e aumentar o espelho de água no seu percurso entra o Açude da “Praia Seca” e o Açude d’Além (S. Clemente). Nessa extensão, as margens do rio também serão alvo de limpeza.

Constantino Veiga confirma que a Junta de Freguesia que lidera apenas aguarda alguns orçamentos para que a obra avance. Sobre o que se pretende fazer no local, Constantino Veiga, refere que se tratará de uma “intervenção similar” à realizada em 2002, com o objectivo de “tornar o rio e suas margens mais aprazíveis para quem passa ou nos visita”. Ao mesmo tempo dá conta da intenção de, em determinadas partes do rio, o tornar “navegável para que a Junta possa continuar a pensar colocar em marcha alguns projectos que tem em carteira”, numa clara alusão, à introdução de gaivotas no rio. Projecto este já apresentado pelo executivo taipense na Câmara Municipal de Guimarães.