Junta de Caldelas avança com testes à água do rio com vista à recuperação da Praia Seca
Quinta-feira, Junho 4, 2015

Uma promessa antiga de Constantino Veiga poderá ser realidade, caso se comprovem as qualidades da água do rio Ave para a prática balnear. Testes à água serão feitos sistematicamente nos próximos meses.

Em reunião pública do Executivo de Caldelas, realizada a 30 de Maio, foi aprovada a adjudicação a um laboratório de recolha de análises de água, certificado pela Associação Portuguesa do Ambiente, para iniciar o processo de licenciamento da Praia Seca.

Este é uma promessa antiga de Constantino Veiga que agora parte definitivamente para a sua execução. A 26 de Março último, foi realizada uma análise preliminar onde a qualidade da água foi considerada “excelente”. Contudo, para que a mesma seja considerada como água com qualidade balnear, terão de realizar-se análises regulares durante um ano. Esta medida custará os cofres da Junta de Freguesia das Taipas, 616 euros.

Em plena época balnear, a recolha de amostras deverá ser realizada de 15 em 15 dias. No mínimo, durante um ano, terão de ser feitas dezasseis colheitas, para apresentar às entidades competentes. Findo esse período e caso tudo esteja em conformidade com as exigências legais e sanitárias, a água será considerada de qualidade balnear e poder-se-á avançar para a recuperação e devolução da Praia Seca aos banhistas.