PUB
Junta das Taipas poderá não receber desempregados
Quinta-feira, Janeiro 11, 2007

A Junta de Freguesia de Caldelas, ao que tudo indica, não fará parte das escolhidas pelo Centro de Emprego de Guimarães para a apresentação quinzenal dos desempregados.

Na sequência do recente protocolo estabelecido entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), a Junta de Freguesia de Caldelas, deverá ficar de fora das escolhas do Centro de Emprego de Guimarães para, nas suas instalações, receber as visitas quinzenais dos desempregados, inscritos no IEFP e a receberem prestações de desemprego.

Note-se que estas apresentações quinzenais nos Centro de Emprego da área de residência por parte dos desempregados, resultam da aplicação do Decreto-Lei nº 220/2006 de 3 de Novembro que prevê entre outras coisas, a exigência do cumprimento de deveres no sentido da promoção da sua empregabilidade, como o cumprimento do dever da procura activa e a obrigação de apresentação quinzenal, por parte destes.

Há já diversas juntas de freguesia do concelho de Guimarães que, pela aplicação do protocolo acima referido, já têm a garantia de que passarão a ser um dos “postos de controlo” do centro de Emprego de Guimarães.

No caso da Junta de Freguesia de Caldelas, pelo que nos referiu Constantino Veiga, não houve ainda qualquer convite formal por parte do Centro de Emprego de Guimarães.

Apesar das inúmeras tentativas, não conseguimos ainda qualquer esclarecimento sobre este assunto, da parte da delegação de Guimarães do IEFP.

Manuel António Silva

Artigos Relacionados