Junho, mês de celebrações
Quinta-feira, Junho 23, 2016

Guimarães comemora esta sexta-feira 888 anos da Batalha de São Mamede, com a presença entre nós do senhor Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, que irá presidir à Sessão Solene do Dia Um de Portugal, no Paço dos Duques de Bragança, onde decorrerá a aposição de condecorações honoríficas a seis personalidades vimaranenses que se distinguiram na área social, num enquadramento onde prevalece a realização da sexta edição da Feira Afonsina.

Belmiro Jordão (Ministro da Venerável Ordem Terceira de São Francisco), José Inácio Peixoto Teles de Menezes (Gestor da UNAGUI – Universidade do Autodidata e da Terceira Idade de Guimarães), José Luís da Silva Xavier Fernandes (Dirigente do Lar de Santo António), Padre José Machado (Presidente dos Bombeiros Voluntários das Taipas), José Novais de Carvalho (ex-Juiz da Irmandade São Torcato) e Noémia Carneiro (Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães), por ordem alfabética, vão receber justamente a Medalha de Mérito Social Municipal.

Nove séculos depois, o exemplo de Afonso Henriques continua a ser glorificado e recordado com determinação, coragem e um férreo sentimento do dever coletivo, galvanizando vontades e aspirações, criando um sentimento que perdura até aos nossos dias. Mais que celebrar uma batalha, Guimarães e as suas gentes sempre souberam estar à altura desta herança e deste exemplo, que transmitimos a gerações vindouras.

Hoje, estamos de novo unidos e mais comprometidos que nunca em torno de um novo desígnio – o da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020. Criamos uma agenda em que pretendemos afirmar Guimarães como território que defende e preserva de forma ativa, partilhada e responsável a sua biosfera. O envolvimento de todos é condição indispensável ao sucesso, não necessariamente da candidatura, mas das transformações substanciais que a sua construção e submissão implicam.

Neste particular, a freguesia de Caldelas, que assinalou recentemente os 76 anos da sua elevação ao estatuto de Vila e que no final deste mês comemora as Festas de São Pedro, constitui uma das nossas principais mais-valias na qualidade ambiental do Município. Defini a afirmação das Vilas e a sua estruturação como centros urbanos de qualidade como um dos eixos do desenvolvimento concelhio. Assim será! Taipas faz parte e eu conto com os Taipenses.

Presidente da Câmara Municipal de Guimarães