PUB
Judo fecha ano em grande estilo para a AAUMinho
Quinta-feira, Junho 14, 2007

A cidade de Coimbra acolheu no passado dia 3 de Junho o CNU de Judo, o último da temporada universitária de 2006/07. Uma competição que ficou marcada pelas vitórias de 4 atletas que se encontrão no Projecto Pequim 2008 e que estão designados para representar Portugal nas Universiadas de 2007.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a cidade dos estudantes – Coimbra – voltou a acolher mais um Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Judo.

Com cinco áreas de combate montadas no moderno Pavilhão Multiusos, a organização esteve a cargo da Associação Académica de Coimbra (AAC), que comemora este ano os seus 120 anos de existência.

A AAUMinho fez-se representar nesta prova por uma comitiva menos numerosa que em anos anteriores, mas mesmo assim com claras ambições a discutir os lugares mais altos do podio. André Moreira, aluno de mestrado em Electrónica Industrial, defendia nos +90kg, categoria onde os judocas da AAUMinho têm dominado nos últimos anos, o seu titulo conquistado no ano transacto.

Dos restantes membros da comitiva, Joel Humberto (LESI) e Ana Gonçalves (Ensino Básico) eram os judocas com ambições a lutar pelo bronze nas respectivas categorias: +90kg e -48kg. Arménio Antunes (LESI) e Ricardo Pereira (Eng. Biológica) encontravam-se em categorias (-73kg e -81kg) onde o nivel competitivo se encontrava muito elevado (estavam presentes diversos atletas de selecção) pelo que à partida as suas hipóteses de se intrometerem na luta pelas medalhas era reduzida.

Com o final da competição, as expectativas confirmaram-se: André Moreira sagrou-se vice-campeão nacional universitário (uma decisão errada da equipa de arbitragem “roubou-lhe” o título) e Joel Humberto e Ana Gonçalves alcançariam o último lugar do pódio. Arménio Antunes e Ricardo Pereira acabariam por ser eliminados ainda na primeira fase da competição.

Por equipas, a grande vencedora deste CNU foi a AAC, logo seguida da UPorto e da ULisboa. Em termos individuais, há a destacar ainda a participação dos quatro judocas que estão incluidos no Projecto Pequim 2008, Joana Ramos (-57kg), Ana Cachola (-70kg), Tiago Lopes (-73kg) e Diogo Lima (-81kg), tendo todos eles alcançado ouro nas respectivas categorias de peso. Estes quatro promissores atletas estão indicados pela Federação Portuguesa de Judo para ir representar Portugal nos Jogos Olimpicos para estudantes universitários: as Universiadas.

Texto e foto: Nuno Gonçalves *

* Em parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados