PUB
JpG defende inscrição de Guimarães na carta europeia para a igualdade de género
Terça-feira, Maio 12, 2015

O grupo parlamentar da coligação Juntos por Guimarães, na Assembleia Municipal, fez aprovar uma recomendação para que o executivo subscreva documento europeu que promove igualdade entre homens e mulheres.

A Coligação Juntos por Guimarães apresentou na última sessão da Assembleia Municipal de Guimarães uma proposta de recomendação para que o município de Guimarães esteja entre os municípios europeus signatários da Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens. A proposta foi aprovada pelos deputados municipais.

O documento partiu de uma iniciativa do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa e teve o apoio da Comissão Europeia, que fez integrar o tema no seu 5.º Programa de Acção Comunitário para a igualdade homens e mulheres. Em Portugal a carta já foi subscrita por 121 municípios que fazem parte das 1450 entidades que subscreveram a Carta.

A coligação entende que a igualdade de género é um direito fundamental, constituindo um “valor capital para a democracia”, lê-se numa nota distribuída à imprensa. Os partidos da coligação que junta PSD-CDS-MPT quer que o município adira à Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens, no mais curto espaço de tempo, entendo ser “incompreensível” que tal ainda não tenha acontecido.