Jovens vimaranenses venceram Campeonato Europeu de Karaté
Terça-feira, Outubro 25, 2011

Com a obtenção de 66 medalhas e 16 títulos Europeus, a Selecção Portuguesa sagrou-se campeã europeia no 38º Campeonato da Europa de Karaté Wado-Kai realizado no Estádio Universitário de Lisboa.

A prova realizou-se nos passados dias 22 e 23 de Outubro e a selecção nacional contou nas suas fileiras com 14 atletas e um treinador, vimaranenses pertencentes à Associação Juvenil de Karaté Portugal (AJKP).

Num evento que contou com a representação de delegações de 12 países europeus, num total de cerca de 200 atletas, os vimaranenses da AJKP obtiveram uma prestação brilhante.

Carlos Castro, em Kumité 14-15 anos e Flávia Ribeiro, em Kumité 12-13 anos, sagraram-se campeões europeus na sua categoria. A equipa feminina constituída por Soraia Ferreira, Mariana Carvalho e Márcia Cunha foram campeãs da europa em Kumité de equipas feminino vencendo, na final, a seleção de Inglaterra. As mesmas atletas conquistaram igualmente o título de vice campeãs da Europa em Kata de Equipas perdendo na final contra a mesma equipa de Inglaterra.

Outros dois atletas vimaranenses conseguiram arrecadar a medalha de prata, em Kumité individual. Carlos Fernandes, em seniores – 60 kg e José Neves, em Kumité 14-15 anos -67kg. Subiram ainda ao pódio para medalha de bronze mais 6 atletas de Guimarães: Marília Oliveira, Eunice Cunha, Cátia Costa, Ângelo Fortes e Márcia Cunha, nas respetivas categorias em que participaram na prova.

No final, a selecção portuguesa foi a mais medalhada (66) seguindo-se as formações Inglesa e Irlandesa.

O evento serviu ainda para Filipe Ferreira, treinador que acompanhou a comitiva vimaranense, se submeter, com sucesso, ao exame de graduação de 4º Dan, perante um painel de 5 examinadores da Wado-Kai.