PUB
Jornal da Secundária vence concurso do Público na Escola
Domingo, Novembro 1, 2009

O jornal Trigal da Escola Secundária de Caldas das Taipas foi o vencedor do concurso de jornais escolares, na categoria das escolas secundárias e profissionais, promovido pelo jornal Público, no ano lectivo 2008/09.

Trata-se do concurso mais relevante para a área das publicações escolares aberto a todas as escolas nacionais.
O jornal Trigal já tinha obtido, neste mesmo concurso, uma menção honrosa em 2001/2002 e um primeiro prémio em 2006/07.
Alfredo Oliveira, professor responsável pela edição do Trigal nos últimos dez anos, mostrou-se muito satisfeito pela atribuição deste primeiro prémio. “É sempre muito gratificante que um jornal como o Trigal seja reconhecido por uma entidade como o Público na Escola.” Alfredo Oliveira referiu ainda que se trata de um prémio para “todos os que se têm envolvido, colaborado e apoiado este projecto ao longo destes anos”.

No ano lectivo de 2008/09 o tema do concurso promovido pelo Projecto PÚBLICO na Escola foi “Por que é que a política também é para nós?” e contou com o alto patrocínio do Presidente da República, da Assembleia da República, do Ministério da Educação, o apoio da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção, do Centro Português de Design, da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, da Microsoft, do Museu Nacional da Imprensa e da Porto Editora.

O júri foi constituído por Teresa Calçada, coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação; Amilton Moreira, João Nuno Torres e Rosário Oliveira, da Ciência Viva; Pedro Marques, do Museu Nacional da Imprensa; Felisbela Lopes e Luís António Santos, professores da Universidade do Minho; Maria José Brites, investigadora na área dos estudos dos jovens e dos media; e Eduardo Jorge Madureira, director pedagógico do PÚBLICO na Escola.

Para o vencedor da categoria das escolas secundárias e profissionais está ainda previsto um prémio pecuniário no valor de 3700 euros.
De referir ainda que o jornal Encontro da Escola Secundária Francisco de Holanda obteve o 3.º Prémio no mesmo escalão destinado às escolas secundárias e profissionais.

Artigos Relacionados