PUB
Jorge Sampaio presente
Segunda-feira, Junho 6, 2005

Guimarães acolherá já no final desta semana as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O programa oficial terá início na quinta-feira, às 17h30, com chegada do Presidente da República, Jorge Sampaio, a Guimarães, no largo república do Brasil, e com uma Parada Militar que se seguirá. Para as 18h15 está marcada a cerimónia de boas-vindas do município a Sampaio, no Largo da Oliveira.
Na tarde desse dia o corpo diplomático visitará o Museu Alberto Sampaio, o Centro Histórico de Guimarães e a Citânia de Briteiros.
No dia 10, as comemorações do Dia de Portugal prosseguem, com a cerimónia do içar da bandeira e a Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana, às 10h15 no Campo de São Mamede. Às 11h00 será descerrada uma placa evocativa do 10 de Junho em Guimarães na estátua de D. Afonso Henriques, junto ao Paço dos Duques de Bragança, seguindo-se a sessão de apresentação de cumprimentos pelo Corpo Diplomático no Salão Nobre do Paço ducal.
Às 16h30, no Multiusos de Guimarães, o presidente da República preside à sessão solene do 10 de Junho, onde serão entregues as distinções anuais da República.
Para as noites dos dois dias de comemorações estão marcados dois concertos do artista vimaranense Manuel d’Oliveira, que servirão de base à gravação do novo disco do guitarrista.

Artigos Relacionados