PUB
Isabel Pires de Lima esteve em Guimarães
Quarta-feira, Fevereiro 14, 2007

A Ministra da Cultura esteve em Guimarães no âmbito duma visita que está a efectuar ao distrito de Braga. Isabel Pires de Lima tem a equipa de comissários para a Capital Europeia da Cultura quase pronta.

Isabel Pires de Lima, Ministra da Cultura, iniciou ontem, 14 de Fevereiro, uma visita de 3 dias ao distrito de Braga. Esta visita está inserida na iniciativa ministerial “Cultura Presente” sendo, com esta visita, iniciada a sua quinta etapa.

O primeiro dia da visita foi dedicado em exclusivo a Guimarães, onde o objectivo foi conhecer in loco as instituições, os agentes, os projectos e os problemas do chamado “país real”. Este contacto directo, que o MC considera indissociável da acção governativa, será protagonizado quer pela Ministra quer pelo Secretário de Estado da Cultura.

Isabel Pires de Lima, depois de ter sido recebida na Câmara Municipal de Guimarães, visitou o Centro Histórico da cidade e o Museu Alberto Sampaio, onde foi assinado um protocolo entre o Instituto Português de Museus e a Câmara Municipal de Guimarães com vista à criação, instalação e funcionamento da ampliação do referido Museu.

A ministra passou ainda pela Citânia de Briteiros, pelo Museu da Cultura Castreja e, de volta a Guimarães, pela Sociedade Martins Sarmento onde foi assinado um Protocolo com esta instituição para a criação da Fundação Martins Sarmento.

Durante o encontro com a imprensa, ao final da tarde, no Centro Cultural Vila Flor, Isabel Pires de Lima, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, fizeram o ponto da situação relativamente à comissão que ficará encarregue de dar os primeiros passos no sentido da organização da Capital Europeia da Cultura.

Até ao fim do mês a referida comissão terá as suas instalações prontas para começar a trabalhar. Para já sabe-se que Francisca Abreu e Júlio Mendes farão parte da comissão, juntamente com Paula Aleixo, em representação do ministério. Ficou por revelar o quarto elemento da comissão Guimarães 2012.

Um centro de artes modernas e a casa da memória foram dois dos equipamentos que Pires de Lima e António Magalhães, referiram respectivamente, como parte da lista de obras para 2012.

António Magalhães alertou para o cumprimento dos prazos das obras, para evitar que aquelas intervenções não se arrastem durante o ano de 2012. Em resposta, a ministra diz que a comissão terá competências em matéria de estudo de fontes de financiamento, planeamento financeiro e gestão de projectos.

Os restantes dois dias da visita ao distrito serão destinados a percorrer os concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Braga.

Texto: Manuel António Silva e Paulo Dumas

Artigos Relacionados