PUB
Investigador premiado no 35.º aniversário da Universidade do Minho
Quarta-feira, Fevereiro 18, 2009

O conhecimento sobre um material recente – o grafeno e a sua aplicação às nanotecnologias tem sido o âmbito do trabalho do investigador Nuno Peres. Trabalho esse que acaba de ser premiado pela Universidade do Minho

Nuno Peres, investigador da Universidade do Minho foi premiado por esta instituição pelo trabalho que vem desenvolvendo na área nos materiais e das nanotecnologias. O prémio foi entregue numa altura em que se celebra o trigésimo quinto aniversário da universidade minhota.

As potencialidades do grafeno nas nanotecnologias tem sido a área onde o cientista se tem notabilizado, tem já publicado um artigo científico na prestigiada revista Science. Em declarações ao portal Ciência Hoje, Nuno Peres diz acreditar que a importância deste novo material no domínio das nano tecnologias será imensa.

O grafeno é um material obtido a partir da grafite (uma espécie de carbono) que foi descoberto em 2005 por André Geim, um cientista inglês. As propriedades do grafeno incluem a condução eléctrica e térmica aplicada à escala nano.

O conhecimento sobre as potencialidades do grafeno serão estudadas numa equipa que se deverá instalar no Instituto Ibérico de Nanotecnologias de Braga.

Texto: Paulo Dumas
Foto: André Geim, Universidade de Manchester

Artigos Relacionados