PUB
Intervenções escolhidas no Orçamento Participativo foram inauguradas
Segunda-feira, Maio 25, 2015

Dois espaços públicos foram inaugurados em Silvares e em Covas. Estas intervenções resultaram de propostas submetidas por cidadãos de Guimarães no Orçamento Participativo, para o qual a autarquia destinou um milhão de euros.

A Câmara Municipal de Guimarães inaugurou este fim-de-semana dois espaços verdes – um na freguesia de Silvares e outro em Covas. Estas intervenções no espaço público foram resultado de propostas apresentadas no âmbito do Orçamento Participativo, que chegaram à fase final e reuniram o maior número de votos.

Os novos parques de lazer estão equipados com parques infantis e espaços de repouso e lazer, com a instalação de mobiliário urbano, enquadrado por um plano de arborização de ambos os recintos. Apesar de as propostas terem sido apresentadas por cidadãos das respectivas freguesias, o projecto foi elaborado pelas equipas técnicas da Câmara.

As ambas as freguesias passam a dispor de uma área, que valoriza o espaço público e privilegia a sua fruição, no sentido da melhoria da qualidade de vida dos respectivos habitantes. Estas intervenções foram as mais votadas na segunda edição do Orçamento Participativo de Guimarães, entre cerca de uma centena de propostas submetidas.

O Orçamento Participativo é um mecanismo que visa a promoção da participação dos cidadãos nas decisões do executivo municipal, que conta com um milhão de euros do orçamento municipal. Neste processo são os cidadãos que propõem e que posteriormente votam nas propostas.

Recorde-se que a segunda edição do Orçamento Participação de Guimarães esteve envolta em polémica, tendo mesmo sido anulada a primeira fase de votação por terem surgido indícios de fraude na fase de votação, o que obrigou à repetição de todo o processo.