Iniciativas CEC para esta semana
Terça-feira, Setembro 18, 2012

Conheça todas as iniciativas a realizar no âmbito da CEC 2012, até ao final desta semana.

Ciclo de Cinema: Glauber Rocha

Deus e o Diabo na Terra do Sol – 17 de Setembro (segunda-feira) – 21h30 no CAE São Mamede;

Terra em Transe – 18 de Setembro (terça-feira) – 21h30 -no CAE São Mamede;

António das Mortes – 19 de Setembro (quarta-feira) – 21h30 – no CAE São Mamede;

Idade da Terra – 20 de Setembro (quinta-feira) – 21h30 no CAE São Mamede .

Guimarães 2012, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, apresenta um ciclo de cinema dedicado à obra do realizador brasileiro Glauber Rocha. Glauber Rocha distinguiu-se como um criador em constante procura de novas linguagens, tendo-se afirmado como um dos autores de referência dos “novos cinemas”, na década de ‘60.

 

Dança: Work in Progress

19 de Setembro (quarta-feira) pelas 22h00 na Fábrica ASA

Gisèle Vienne, apresenta em Guimarães 2012 a performance Work in Progress, um espectáculo que integra a primeira fase dos trabalhos sobre a Sagração da Primavera, que criará em 2017. Durante esta pesquisa, Gisèle Vienne efectuará um trabalho coreográfico inspirado nos arquivos coreográficos de Vaslav Nijinsky.

 

Música: Street Sound Box

20 a 23 de Setembro (quinta-feira a domingo) das 16h00 às 22h30 na Rua da Arrochela

Trata-se de uma performance artística / instalação / experiência sonora, que tem como objectivo permitir sensações auditivas inesperadas aos transeuntes. Esta acção integra o projecto Pop Up Retail, que propõe um conjunto de intervenções em espaços comerciais vazios, com o intuito de os dinamizar.

 

Oficina: Ninhos Partilhados

20 e 21 de Setembro (quinta-feira e sexta-feira) das 18h30 às 21h00 no Espaço Oficina

Na sequência do conjunto das oficinas “Ninhos”, Guimarães 2012 apresenta uma nova iniciativa que propõe que educadores de crianças até aos cinco anos, partilhem experiências. Os Ninhos Partilhados são oficinas orientadas pelos mesmos artistas que conceberam os Ninhos para pais e filhos.

 

Inauguração da Exposição: Registos

21 de Setembro (sexta-feira) às 22h00 no Laboratório das Artes

O Laboratório das Artes recebe a exposição Registos, de António Gonçalves. Patente até 3 de Novembro. O trabalho exposto teve início em 2008, ano em que o artista percorreu vários países com o objectivo de desenhar a primeira página de um jornal diário. O propósito foi criar um registo anual, sustentado na força da imagem das primeiras páginas.

 

Cinema: O Cinema vai à Vila

Sem Identidade – 21 de Setembro (sexta-feira) – 21h30 – Salão Paroquial de Serzedelo;

Cavalo de Guerra – 22 de Setembro (sábado) – 21h30 no Salão Paroquial de Ronfe;

“O Cinema Vai à Vila” percorre as nove vilas do concelho de Guimarães entre Agosto (a partir da segunda quinzena), Setembro e Outubro, às sextas e sábados. Promovida pelo Cineclube de Guimarães e Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, a iniciativa pretende recuperar uma longa tradição de cinema popular nas salas e ao ar livre.

 

Música: Quarteto Cordas 1

21 de Setembro (sexta-feira) às 21h00 no Centro Social e Paroquial de Mascotelos

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade.

 

Conferência: “What is Digital Fabrication”

21 de Setembro (sexta-feira) das 15h00 às 20h00 no Instituto de Design

Trata-se de um ciclo de conferências que visa promover uma reflexão fundamentada sobre o uso de tecnologias de fabrico digital no processo de concepção, produção e manufacturação nas áreas da arquitectura e design.

 

Evento Solidário: Urban Deep Project

22 de Setembro (sábado) apartir das 10h00 na Colina Sagrada e CAE São Mamede

O evento solidário Urban Deep Project visa a recolha de alimentos, brinquedos e material escolar. A acção contempla diversas oficinas, workshops e espectáculos de jazz, teatro e dança, actuações de Dj’s. Durante o dia as actividades são gratuitas. Já à noite – sob o custo de 8 euros em pré-venda e 10 euros no próprio dia –, os participantes são convidados a dançar, CAE São Mamede, ao som dos franceses Dj Yellow aka Allain Ho e Llorca aka Art of Tones, entre outros.

 

Mudança de Ciclo: “Tempo para Renascer”

22 de Setembro (sábado) a partir das 22h00 no Campo de São Mamede

Guimarães 2012 entra no novo ciclo de programação “Tempo para Renascer”. Tal como nos capítulos anteriores, o colectivo artístico catalão La Fura dels Baus assinala esta mudança de ciclo com um espectáculo em espaço público. Desta vez em conjunto com o Centro Maschere e Strutture Gestuali, que desenvolveu o conceito de “Máscara Urbana”, e o projecto “7 Mil Milhões de Outros” de Yann Arthus-Bertrand.

 

Oficina: Laboratório de Criação Cénica

22 e 23 de Setembro (sábado) das 11h00 às 13h00; das 14h30 às 18h30 na Fábrica ASA

Neste laboratório intensivo, o Útero Teatro propõe-se abrir as portas a jovens entre os 14 e os 18 anos e a partilhar, mais do que uma metodologia ou técnica, uma forma de ver, fazer e estar na arte e as inúmeras possibilidades para a criação.

 

Instalação: Refraction (you)

22 de Setembro (sábado) das 20h00 às 24h00 no Paço dos Duques de Bragança

Trata-se uma instalação que explora a estética e arquitectura do Paço dos Duques de Bragança, através da iluminação, em simbiose com a instalação de materiais têxteis reciclados. Este projecto convida os espectadores a experienciarem uma transformação através da arte, pela interacção com a luz e a cor dos espaços.

 

Conferência: Ensaio Inaugural

22 de Setembro (sábado) pelas 17h00 na Fábrica ASA

Esta conferência com Ricardo Nicolau assinala o arranque do terceiro momento do Laboratório de Curadoria. Para cada um dos seus três momentos foi convidada uma personalidade, cuja acção se move com uma perspectiva singular e de forma determinante dentro do território conceptual explorado pelo projecto, a proferir uma reflexão com o formato de ensaio inaugural.

 

Música: Camerata

23 de Setembro (domingo) às 16h00 na Freguesia Selho São Lourenço

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade.

 

Pop Up Retail: Descobrir Guimarães

23 de Setembro (domingo) das 10h00 às 19h00 na Rua da Rainha D. Maria II n.º 158

Uma loja que se encontrava fechada, em pleno centro histórico, desvenda os segredos do projecto Descobrir Guimarães. O público é desafiado a descobrir novas perspectivas da cidade, complementando de forma criativa e recorrendo a múltiplos suportes analógicos, a compreensão do projecto.

 

Pop Retail: Olha a Rua Lá Dentro

23 de Setembro (domingo) das13h30 às 14h30; das 18h30 às 19h30 no Largo 25 de Abril, n.º 82

O projecto consiste na transformação de um espaço de montra numa pinhole de grande escala, situando-se o orifício de entrada de luz na vitrine. “Olha a rua lá dentro” tem por objectivo principal a divulgação do funcionamento básico da fotografia, uma câmara de curiosidade, em que as pessoas possam entrar. Patente até 30 de Setembro.

 

Pop Retail: Candeeiros com História

23 de Setembro (domingo) das 10h00 às 18h00 na Rua da Rainha D. Maria II, n.º 95/97

À semelhança das peças que Maria Landeau tem vindo a desenvolver nos últimos anos para várias instituições culturais organiza-se uma exposição com peças de luz tendo como tema base a cidade de Guimarães, no seu passado, presente e futuro. A loja é reinterpretada como uma galeria temporária.

 

Vídeo Instalação: Batuta – Bando de Pios

23 de Setembro (domingo) às 17h00 na Fábrica ASA

Esta vídeo instalação é o resultado de uma residência artística que decorre de 13 a 19 Agosto. Corresponde a um projecto de criação que envolve a comunidade local na construção de objectos audiovisuais, como exercício para o desenvolvimento do sentido crítico.

 

Música: Orquestra de Macau

23 de Setembro (domingo) às 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

No âmbito do Ciclo Orquestras Convidadas, Guimarães 2012 recebe a Orquestra de Macau. O concerto inclui obras de Luís de Freitas Branco, Bruch e Bruckner, e conta com Adriano Jordão ao piano, Ning Feng no violino e direcção de Lü Jia.

PUB

Artigos Relacionados