Inauguração da Casa da Memória de Guimarães pelas 17h
Segunda-feira, Abril 25, 2016

Casa da Memória, através de sete núcleos expositivos, convida o visitante a percorrer o concelho e a conhecer os espaços ali representados. Dividida em duas naves, “Comunidade” e “Território”, estes espaços mostram a evolução da história vimaranense

Instalada na antiga fábrica de plásticos “Pátria”, na Avenida Conde de Margaride, este espaço, após sucessivos adiamentos, estará aberto ao público a partir das 17 horas desta segunda-feira, 25 de abril, data da sua inauguração.

A “Nave da Comunidade” visita a história da cidade, desde a fundação da nacionalidade até aos tempos modernos.
A “Nave Território” estará mais vocacionada para áreas temáticas e do foro multimédia. Aqui, poderão ser consultados registos cinematográficos desde os primórdios do século passado e todos os filmes produzidos no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012, além de fotografias e documentos antigos. O visitante também poderá encontrar, por exemplo, os achados arqueológicos da Citânia de Briteiros, da coleção da Sociedade Martins Sarmento.

Com gestão a cargo da cooperativa “A Oficina”, a Casa da Memória estará aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 19 horas, encerrando apenas à segunda-feira. Com entrada gratuita aos domingos de manhã, o preço do bilhete é de 3 euros para o público em geral e 2 euros para os portadores de Cartão Jovem, menores de 30 anos, estudantes, Cartão Municipal de Idoso, aposentados, maiores de 65 anos, Cartão Municipal das Pessoas com Deficiência, Deficientes e Acompanhante. Os portadores do Cartão Quadrilátero Cultural beneficiam de um desconto de 50 por cento. Nas visitas orientadas, o preço do bilhete é de 1,50 euros (grupos escolares) e de 4 euros (público em geral e grupos organizados).