PUB
Implementados circuitos pedestres nos Parques de Lazer
Quarta-feira, Novembro 17, 2010

Melhorar e inovar os Parques de Lazer do concelho são os motivos apontados pela Câmara Municipal de Guimarães para a implementação de circuitos pedestres em todos estes espaços de lazer municipais.

Para o efeito foram colocados nos diferentes parques, painéis identificativos dos percursos pedestres existentes – 10 no total – e que passam a poder ser devidamente identificados pelos praticantes de caminhada, marcha e desportistas em geral. O Parque das Taipas, Insua e Ponte também foram contemplados com a colocação de tais indicações.

Em comunicado, a Câmara Municipal dá conta de que a ideia atinge vários objectivos fundamentais, como a “promoção da actividade física através da marcha e caminhada, a requalificação de caminhos nos parques verdes, o apoio à orientação a quem exercita através da metragem dos percursos e o incentivo à frequência dos parques reforçando uma vigilância activa por parte da população”.

Salientam ainda que esta iniciativa vai no sentido de conjugar as áreas do Desporto e do Ambiente, reforçando a vertende dos Desportos de Natureza “nos quais se pode apreciar a natureza ao mesmo tempo de que se realiza exercício físico”.

Atendendo ao crescente número de praticantes de marcha e caminhada no concelho, a Câmara Municipal delineou uma estratégia onde se insere a adesão do Município ao Programa Nacional de Marcha e Corrida e a criação de um Centro Municipal de Marcha e Corrida, o qual se responsabilizará pela coordenação de toda a informação de percursos pedestres do Concelho e pela realização e promoção de actividades, assumindo também um papel de aconselhamento especializado à actividade de marcha e caminhada. Este Centro de Marcha e Corrida será oportunamente anunciado e inaugurado.

Os circuitos identificados foram os seguintes:

Parque da Cidade
Percurso curto – 1300 m
Percurso longo – 2500 m

Parque da Cidade Desportiva
Percurso curto – 560 m
Percurso longo – 970 m

Parque do Rio Selho
Percurso curto – 1568 m
Percurso longo – 2146 m

Parques das Taipas/Ponte/Ínsua
Percurso Total – 3356 m

Parque de Ponte
Percurso – 1250 m

Parque das Taipas
Percurso – 470 m

Parque da Ínsua
Percurso- 1000 m