PUB
Ideia para colocar bicicletas em autocarros venceu o “Guimarães Green Urban Challenge”
Quinta-feira, Setembro 15, 2016

Concurso procurou estimular a criatividade relativamente a novas e inovadoras soluções para o uso da bicicleta em ambiente urbano.

O projecto vencedor apresentado por um grupo de alunos do MIT Portugal, da Universidade do Minho e da Nova de Lisboa sugere uma solução para que utilizadores de bicicletas possam utilizar transportes públicos urbanos de forma facilitada.

A ideia para um autocarro que permita o transporte de bicicletas no seu interior, o chamado B.Bus, foi a vencedora da primeira edição do Guimarães Green Urban Challenge, integrado no Design Day.

O projecto vencedor recebeu um prémio de 1500 euros e deverá agora ser avaliado quanto à sua viabilidade de implementação. O projecto do B.Bus foi apresentado por Flávia Barbosa, engenheira mecânica e Raquel Figueiredo, ambas do MIT Portugal e o designer Pedro Baptista.

O Design Day é uma iniciativa conjunta do MIT Portugal, da Universidade do Minho e da Câmara Municipal de Guimarães. A entrega dos prémios decorreu na passada segunda-feira, 12 de Setembro.

O júri era composto por elementos da UMinho e da Câmara Municipal de Guimarães, que estacaram ainda os projectos – O Cycloud, um sistema inovador de cadeado para bicicletas e sua plataforma associada com sistema de recompensa para o utilizador; e Bicla do Rei, uma plataforma integrada de mobilidade.