PUB
IV Congresso Histórico de Guimarães entre o Absolutismo e Liberalismo
Segunda-feira, Outubro 23, 2006

O primeiro congresso realizou-se em 1976, sendo a edição deste ano a quarta. O tema rondará o período “Do Absolutismo ao Liberalismo”. Diogo Freitas do Amaral, iniciará o congresso que se estende até sábado, dia 28 de Outubro.

A quarta edição Congresso Histórico de Guimarães é dedicada ao período “Do Absolutismo ao Liberalismo”. Segundo António Magalhães, que preside à organização do evento, a realização deste congresso é uma forma de assumir e honrar o “legado histórico” e as “características genéticas” do concelho.

O congresso deste ano marcará a sua internacionalização com a participação de diversos especialistas provenientes de diversos países.

O congresso tem a cerimónia de abertura marcada para a próxima quarta-feira, 25 de Outubro pelas 17 horas, e contará com a presença de Diogo Freitas do Amaral presidente honorário do congresso que, através da sua comunicação, introduzirá o tema do encontro.

O programa continuará até sábado, 28 de Outubro, organizado por diversas sessões de trabalho. O encerramento estará a cargo de Luís Oliveira Ramos ao que se seguirá a apresentação das conclusões do congresso.

Paralelamente às sessões do congresso estará patente uma exposição fotográfica que percorrerá, em retrospectiva, as edições anteriores do Congresso Histórico de Guimarães. Outra das actividades paralelas do congresso será um concerto pela Orquestra de Sopros da Academia Valentim Moreira de Sá, dia 27 de Outubro, às 22 horas, na Igreja de S. Francisco.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados