PUB
IPMA coloca noroeste de Portugal continental em alerta vermelho
Segunda-feira, Setembro 14, 2015

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou quatro distritos em alerta máximo. Nas próximas 24 horas, poderão ocorrer situações atmosféricas extremas, que poderão causar danos ou prejuízos.

Os distritos do noroeste de Portugal continental estão, desde o início da tarde de hoje, em alerta vermelho. Nos distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real poderão ocorrer situações meteorológicas extremas, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O alerta vermelho é o último de quatro classificações, sendo aquele em que se prevêem situações meteorológicas de risco extremo. Para o distrito de Braga há possibilidade de ocorrência de chuva e ventos fortes e persistentes.

Nestas circunstâncias aconselha-se a recolha de objectos do exterior que possam não resistir a rajadas de vento, como roupa e toldos. Na estrada, aconselha-se atenção redobrada e defensiva, conduzindo a velocidades que permitam travagem seguras, contando com a fraca aderência dos pisos.

O IPMA alerta que os alertas são emitidos com base na probabilidade da ocorrência de eventos atmosféricos extremos, com base em vários indicadores. Estas situações meteorológicas de risco poderão causar danos ou prejuízos a diferentes níveis, dependendo da sua intensidade. Pode ser que estes não venham a verificar-se, no entanto, mais vale prevenir do que remediar.