PUB
II Mini-Maratona “Pessoas Diferentes, Direitos Iguais”
Quinta-feira, Setembro 18, 2008

Numa organização da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, em colaboração com a Câmara Municipal, realiza-se no próximo Domingo uma mini-maratona pelas ruas da cidade de Guimarães.

A Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) vai organizar no próximo Domingo, 21 de Setembro, a sua segunda Mini-Maratona. Trata-se de um conjunto de actividades que, para além da própria Mini-Maratona, engloba uma Caminhada, um percurso de Cadeira de Rodas e Actividades de Lazer e Promoção da Saúde.

A mini-maratona vai desenrolar-se pelas ruas da cidade de Guimarães numa extensão de oito quilómetros. A partida, agendada para as 10.45 horas, será efectuada no recinto do Campo de S. Mamede (junto ao Castelo de Guimarães) e a chegada está prevista para o parque junto da bancada nascente do Estádio D. Afonso Henriques.

Também no Campo de S. Mamede, por volta das 10 horas, será dada a partida para a caminhada de quatro quilómetros que, à semelhança da mini-maratona, terminará no Estádio D. Afonso Henriques.

O Percurso de Cadeira de Rodas terá uma extensão de seiscentos metros e será realizado, a partir das 11.30 horas, nas áreas envolventes do Estádio D. Afonso Henriques.

Ainda nas imediações da bancada nascente do Estádio D. Afonso Henriques, funcionará o chamado Espaço de Saúde, onde todos os interessados poderão realizar a avaliação gratuita da tensão arterial, do índice de massa corporal, da percentagem da massa gorda e do peso e ainda rastreio e avaliação da visão.

Este evento é promovido tendo como objectivo sensibilizar a opinião pública para o direito à igualdade e à não-discriminação. A divulgação do tema “Pessoas Diferentes, Direitos Iguais” no conjunto da população levará a mensagem de que todas as pessoas, independentemente dos respectivos sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade e orientação sexual, têm direito à igualdade de tratamento.

As inscrições podem ser realizadas na sede da APCG, em Penselo, no Pavilhão do Desportivo Francisco de Holanda ou nas Juntas de Freguesia do concelho. Todos os participantes que concluírem as respectivas provas, habilitam-se ao sorteio de um smart.

Artigos Relacionados