PUB
“Humberto Delgado: biografia do general sem medo” é lançada em Braga
Quinta-feira, Junho 5, 2008

Assinalando o 50.º aniversário das eleições para a presidência da República Portuguesa, realizadas em Junho de 1958, a Biblioteca Pública de Braga promove a apresentação do livro Humberto Delgado: biografia do general sem medo escrita pelo seu neto, Frederico Delgado Rosa.

Trata-se da primeira biografia de Humberto Delgado, o homem que desafiou Salazar ao proferir uma frase que ficou para sempre gravada na memória dos portugueses, “Obviamente demito-o!”, no decorrer de uma conferência de imprensa que marcou o início daquela campanha eleitoral. Humberto Delgado galvanizou multidões do Norte a Sul do país, tendo sido vítima de uma das maiores fraudes eleitorais da História, acabando por pagar com a vida, barbaramente assassinado às mãos da PIDE, em 1965, a sua coragem.

Estes e muitos outros factos totalmente desconhecidos até hoje dão corpo à volumosa biografia de 1343 páginas que a Esfera dos Livros acaba de editar, recheada de inúmeras fotografias.

A obra será apresentada, no dia 5 de Junho, às 21.30h, no Museu Nogueira da Silva (Braga), pelo Doutor Norberto Cunha, professor catedrático aposentado do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, que tem dedicado parte da sua investigação ao estudo da história das ideias e da cultura do Portugal contemporâneo.

Artigos Relacionados