PUB
Horta Pedagógica de Guimarães com mais 71 novos espaços
Domingo, Março 8, 2015

525 utentes ocupam agora um total de 6,5 hectares de terreno situado na Veiga de Creixomil, juntando aos 3,5 hectares para projetos inovadores da base agrícola.

A Câmara Municipal de Guimarães procedeu à atribuição de 71 talhões a candidatos que estavam a aguardar por uma área de cultivo na Horta Pedagógica de Guimarães. A assinatura do contrato e entrega do novo Regulamento Geral da Rede Municipal de Hortas Comunitárias decorreu no dia 7 de março, no Multiusos de Guimarães, numa sessão onde marcou presença o vice-presidente do município, Amadeu Portilha.

Embora fossem entregues mais de sete dezenas de talhões, a lista de espera ultrapassa ainda a meia centena de pedidos.

As principais mudanças no regulamento da Horta Pedagógica consistem na organização geral onde é mencionado que os talhões da terceira fase são destinados a projetos inovadores de experimentação agrícola e que existe talhões inclusivos a pessoas com mobilidade reduzida. Por sua vez, o Artigo 9º indica que só será disponibilizado um talhão por utilizador, sendo que esta limitação se estende ao seu agregado familiar.

Horta Pedagógica nasce na EB 2,3 das Taipas
Sexta-feira, Novembro 18, 2011

Desde o início do corrente ano lectivo que o projecto estava a ser elaborado. Já se encontra implantado e pronto a dar os seus primeiros “frutos”.

A turma 8ºI da opção de Jardinagem do Projecto Curricular Alternativo da Escola E.B 2,3 das Taipas, começou em Setembro a recolher informações, desde pesquisas na internet a contactos pessoais, sobre jardins, plantas, sementes da época e utensílios a usar durante as plantações.

Entretanto, o terreno destinado à criação da referida Horta Pedagógica foi sendo preparado, com o apoio técnico e material da Câmara Municipal de Guimarães e, neste momento já se encontra devidamente preparado a brotar os primeiros resultados.

Flores, relva, plantas e legumes deverão nascer em breve e, com a ajuda de todos os alunos e professores, crescerão fortes e saudáveis.