PUB
Homenagem a António Magalhães no dia 24 de junho
Sexta-feira, Junho 20, 2014

Associações vimaranenses promovem uma homenagem pública ao ex-presidente da Câmara Municipal de Guimarães que esteve 24 anos consecutivos à frente dos destinos da cidade berço

De referir que, nesse mesmo dia, o município de Guimarães vai distinguir António Magalhães, com a atribuição da “Medalha de Honra do Município de Guimarães”, na Sessão Solene evocativa do 24 de junho – Dia Um de Portugal.

António Magalhães da Silva, de 70 anos, atual presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e iniciou a sua atividade profissional como professor. Foi eleito como deputado à Assembleia da República Portuguesa pela primeira vez em 1976, onde se manteve durante 11 anos nessa qualidade.

Foi vereador eleito para a Câmara Municipal de Guimarães entre 1979 e 1990. Em dezembro de 1989, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Guimarães, com maioria absoluta, cargo que manteve por ser sucessivamente reeleito em 1993, 1997, 2001, 2005 e 2009.

Em 2001, o Centro Histórico foi classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Em 2004, Guimarães foi uma das cidades anfitriãs do Campeonato da Europa de Futebol 2004. Em 2012, Guimarães foi a Capital Europeia da Cultura. Em 2013, Guimarães representou Portugal como a primeira Cidade Europeia do Desporto.

A Câmara Municipal associou-se a esta iniciativa que decorrerá durante um jantar no MitPenha, pelas 19h30min, do dia 24 de junho.
O bilhete que dará acesso a esta iniciativa tem um custo de 25 euros e pode ser adquirido no Centro Cultural Vila Flor e na Plataforma das Artes e da Criatividade.

Comissão Organizadora:
Associação Comercial e Industrial de Guimarães, Associação Convívio, Cine Clube de Guimarães, Círculo de Arte e Recreio, Irmandade de São Torcato, Lions Clube de Guimarães, Moreirense Futebol Clube, Rotary Clube de Guimarães, Sociedade Martins Sarmento, Sociedade Musical de Guimarães, Sociedade Musical de Pevidém, Sociedade Musical das Taipas, Vitória Sport Clube e Câmara Municipal de Guimarães.