PUB
Herdmar em destaque no programa “Ideias & Companhias” da RTP
Quinta-feira, Fevereiro 11, 2016

O programa da RTP3 transmitiu uma reportagem sobre a empresa de cutelarias Herdmar, das Caldas das Taipas. O programa dá destaque a empresas portuguesas que se distinguem no seu sector de actividade.

A Herdmar, fábrica de cutelarias de mesa vimaranense, foi motivo de reportagem no programa da RTP Ideias & Companhias. O programa, que foi transmitido no passado dia 7 de Fevereiro, regista um olhar pelo interior desta empresa portuguesa de referência no sector.

Ao longo da reportagem são descritas as origens da empresa e o seu posicionamento perante a inovação de novos produtos e novos mercados. A Herdmar é hoje a empresa líder no sector da cutelaria de mesa na Europa, tendo iniciado a sua actividade em 1911, fruto da iniciativa de Manuel Marques.

Segundo conta Maria José Marques, neta do fundador e actualmente administradora da empresa, Manuel Marques tomou a iniciativa de começar a fazer facas depois de se ter desencantado com a agricultura, principal actividade da família.

Como explica Maria José Marques, há duas razões para que Guimarães seja, a par das Caldas da Rainha, o principal centro produtor de cutelarias em Portugal. Uma das razões, de cariz histórico, remete para a altura da Idade Média, quando Guimarães era capital do reino e onde estavam instalados muitos armeiros. A produção de armas estará na origem do que é hoje a indústria das cutelarias.

Um segundo aspecto para a localização deste tipo de indústria será a existência de águas termais nas proximidades, ricas em enxofre, característica boa para a têmpera. A presença da água é, desde o início, utilizada no processo de fabrico dos talheres.

Maria José Marques constata que os principais centros de produção de cutelarias estão associados a águas termais – é assim nas Caldas da Rainha ou em Sheffield, na Inglaterra; e noutros países europeus como na França ou na Itália, exemplifica.

A empresa tem-se mantido nas mãos da família, contando actualmente na sua gestão com elementos da sua quarta geração. A Herdmar, empresa que conta com mais de 100 anos de actividade, mantém uma constante procura pela inovação tanto dos seus produtos, com dos processos de fabrico.

Para Fernando Castro, o design é um factor importante na forma de inovar, assim como novas formas de colocar os produtos nos mercados. A empresa tem trabalhado com conceituados designers e tem conseguido vários prémios de design a nível internacional.

A Herdmar emprega 120 trabalhadores e tem relações comerciais com 65 países. Factura anualmente cerca de 6 milhões de euros.

O programa pode ser visto online na plataforma RTP Play .