PUB
Herdmar abre portas a iniciativa da Capital Europeia da Cultura 2012
Sexta-feira, Outubro 21, 2011

Uma nova edição das residências artísticas vai ser realizada nas instalações da empresa de cutelarias Herdmar, depois da Escola da Charneca já ter recebido uma iniciativa inserida no mesmo projecto.

Com a envolvência da comunidade local, vai realizar-se nos próximos dias 25 a 28 de Outubro, nas instalações da fábrica de cutelarias Herdmar, uma nova edição da iniciativa residências artísticas, inserida na Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 e, sob o mote “Conte-nos o seu sítio”.

O objectivo da iniciativa, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Caldelas, é dar a conhecer o que de mais tradicional e característico a vila de Caldas das Taipas tem: as cutelarias.

Vão participar na iniciativa 100 alunos da Escola EB1 da Charneca e 50 da Escola EB 2, 3 de Caldas das Taipas, assim como os idosos do Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa. Os trabalhos serão mostrados numa exposição a realizar no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012.

No local, será prestado auxílio de colaboradores e ex-colaboradores da fábrica centenária, que acompanharão todos os processos, nomeadamente na fase de corte e soldadura do aço. Os cerca de 200 participantes serão convidados para uma oficina aberta, na qual vão poder criar objectos artísticos, utilizando como matéria-prima apenas os desperdícios de aço resultantes da actividade diária da fábrica, que celebra este ano o centésimo aniversário.

A todos os participantes será dado a conhecer a história das Taipas e das cutelarias; posteriormente serão conduzidos por uma visita guiada pelas instalações da unidade industrial, onde poderão ficar a conhecer todo o processo produtivo dos talheres. Finalmente terão á sua disposição todos os materiais necessários para dar largas à sua imaginação.