PUB
Hélder Pereira lidera campanha “Joga Seguro”
Quinta-feira, Março 26, 2015

O médico ortopedista taipense foi uma das caras da campanha de lançamento de uma aplicação para dispositivos móveis, que ajuda a lidar com episódios de paragem cardiorrespiratória.

O médico ortopedista Hélder Pereira liderou a campanha “Joga Seguro”, que consistiu no lançamento em Portugal da aplicação móvel CPR11. Esta aplicação, que pode ser descarregada gratuitamente para dispositivos móveis (iOS e Android), fornece um plano prático de instruções de como agir numa situação de paragem cardiorrespiratória, num contexto de prática desportiva.

O lançamento em Portugal desta aplicação aconteceu no dia 24 de Março, na Faculdade de Medicina do Porto e contou com destacados representantes de instituições médicas, desportivas e políticas. A campanha contou com um largo número de atletas, que participaram num vídeo promocional. O lançamento foi apadrinhado pelo ex-jogador internacional de futebol Luís Figo.

A aplicação CPR11 fornece um procedimento básico, dividido em onze passos, com instruções sobre “como realizar compressões e ventilações com uma boa técnica, o uso do desfibrilhador externo automático e, se necessário, como realizar a transferência do jogador” – lê-se na descrição da aplicação.

As paragens cardiorrespiratórias são episódios clínicos que podem ocorrer com grande probabilidade tanto a atletas de grande competição como a praticantes de desporto de uma forma geral. Na memória de todos estarão as imagens do episódio que vitimou Miklós Fehér, jogador no SL Benfica, num jogo no estádio Afonso Henriques, em Guimarães, há 11 anos.

O projecto que contou com o envolvimento do médico taipense foi coordenado por Luís Sarrapatosa e tem a chancela da Fundación Mapfre, da Clínica Desportiva Ripoll y Prado, da Clínica Espargueira Mendes e do Centro Médico de Excelência da FIFA.

Veja o vídeo da campanha.