PUB
Guimarães vai mudar o mapa das freguesias (PDF)
Sexta-feira, Novembro 4, 2011

Está aí a Reforma Administrativa do Poder Local e com ela ainda muito por esclarecer. O Reflexo realizou um trabalho sobre o assunto e apresenta-o na edição de Novembro que já se encontra nas bancas.

Não deixar ninguém indiferente é um dos objectivos deste estudo do Reflexo que apresenta uma reorganização do concelho de Guimarães em 14 freguesias.

A Reforma Administrativa do Poder Local em curso não refere, em lado nenhum, o número de freguesias que cada município passará a ter na conclusão da reforma.

No entanto, a filosofia do Documento Verde “Uma Reforma de Gestão, uma Reforma de Território e uma Reforma Política” emanado do governo aponta para uma redução significativa do número de freguesias.

O concelho de Guimarães tem 69 freguesias, o estudo apresentado aponta para 14 freguesias. Como se chegou a este número e às associações de freguesia apresentadas? Foram tidos em consideração os critérios do Documento Verde e algumas variáveis que poderão a ficar a conhecer, com mais detalhe, na edição impressa do jornal Reflexo.