Guimarães teve mais turistas em 2009
Terça-feira, Janeiro 26, 2010

No ano passado, a cidade de Guimarães registou um valor quase quatro vezes superior ao que registava em 2000. Uma tendência positiva continuada no ano passado. A taxa de ocupação dos hotéis, também foi positiva.

A ter em conta os dados divulgados pelos serviços de turismo de Guimarães, a cidade viu crescer o número de visitantes no ano passado de 2009. A amostra é retirada do número de turistas que visitaram os dois postos de turismo instalados na cidade: um no Largo 25 de Abril e outro na Praça de Santiago.

Em termos absolutos foram mais cerda de 70 mil visitantes o que representa um acréscimo de 4.3% de visitante face ao registado ao ano anterior. Mantendo-se portanto a tendência de crescimento, que se vem registando desde 2000, com excepção de 2003 e 2005.

A grande maioria dos visitantes vem do país vizinho. Os espanhóis são um terço do total de visitantes, com destaque para aqueles com origem na região da Galiza. Os portugueses ocupam o segundo lugar da lista. Em 2009 representaram 22 do total de visitantes que decidiram passar pela cidade-berço.

Texto: Paulo Dumas