PUB
Guimarães recebe estreia nacional da última encenação de Nuno Cardoso
Quarta-feira, Outubro 17, 2007

“Boneca”, uma adaptação de Nuno Cardoso de um clássico de 1879 escrito por Henrik Ibsen – “Uma Casa de Bonecas”, estreia-se amanhã em Guimarães. O trabalho estará em cena até dia 21.

“A Casa das Bonecas” foi a primeira peça escrita que deu projecção a Henrik Ibsen (1828-1906), vinte e nove anos depois de ter escrito a primeira peça “Catiline” em 1850. Projecção que não veio sem uma grande onda de controvérsia, devido ao novo registo introduzido por Henrik Ibsen.

Ibsen, autor Norueguês, muito acarinhado neste país, é apontado como o responsável maior pela introdução do realismo no teatro, movimento associado à transmissão do lado negro da sociedade, em contraponto à forma palaciana dos reis e rainhas que era vertida para as várias formas de arte de então.

Nuno Cardoso, encenador português adaptou o trabalho de Henrik Ibsen e transformou-o em “Boneca”, que estreará a nível nacional em Guimarães amanhã, no Centro Cultural Vila Flor. Este texto clássico antecipou, no século XIX, a emancipação feminina, tendo chocado a sociedade da época.

O encenador Nuno Cardoso, natural de Canas de Senhorim, foi director artístico do Teatro Carlos Alberto. O seu trabalho, iniciado nos anos 90 tem sido caracterizado por uma transição dos textos clássicos para um registo contemporâneo.

“Boneca” estará em cena a partir de amanhã até domingo. As apresentações estão marcadas para as 22 horas. No domingo a peça será apresentada às 17 horas. O preço normal do ingresso é de 7,5 euros.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados