PUB
Guimarães pretende integrar “Rede de Cidades e Vilas de Excelência”
Quarta-feira, Março 5, 2014

A CMG vai apreciar e votar uma proposta, esta quinta-feira, 6 de março, para a aquisição de serviços relacionados com a participação no projeto de “Rede de Cidades e Vilas de Excelência”

A proposta colocada pelo executivo liderado por Domingos Bragança avança com este projeto dando continuidade ao trabalho já desenvolvido e que foi sendo reconhecido com os títulos e prémios obtidos por Guimarães. Património Mundial da Unesco, Capital Europeia da Cultura e Cidade Europeia do Desporto, são exemplos da aposta na regeneração urbana e na diversidade de propostas culturais e desportivas.
Na proposta a levar à reunião de câmara, Domingos Bragança entende que Guimarães “deve estar na linha da frente como cidade fundadora do projeto de uma Rede de Cidades e Vilas de Excelência”, promovido pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.

Este projeto avança com quatro temas (tema 1, Cidade ou Vila Acessível para Todos; tema 2, Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável; tema 3, Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana e tema 4, Cidade ou Vila Turística), dos quais cada candidato deve selecionar, pelo menos dois, e desenvolver e aplicar um plano de ação local. Guimarães apostará nos últimos dois temas.

Doação de parcela de terreno à União das freguesias de Sande S. Lourenço e Balazar

Na reunião desta quinta-feira, que terá uma ordem de trabalhos com 24 pontos, o executivo vai ainda apreciar uma proposta de revogação de uma deliberação da Câmara de 14 de junho de 1985 e distratar a escritura de 7 de dezembro de 1987, no sentido de passar a constar que é doada à União das Freguesias de Sande S. Lourenço e Balazar a parcela de terreno denominada P1, com a área de 1.951,00m2, situada na rua Castro de Sabroso, onde se encontram edificados a sede da Junta de Freguesia e o campo de futebol, com a área coberta de 500,00m2 e descoberta de 1.451,00m2, com o valor patrimonial tributário de €274.660,00, determinado no ano de 2013, atribuindo-se o mesmo valor para efeitos de doação.