PUB
Guimarães integra iniciativa europeia no âmbito da sensibilização ambiental
Quinta-feira, Novembro 19, 2015

A Semana da Prevenção de Resíduos decorrerá durante a semana de 21 a 29 de Novembro. Também na área da protecção do ambiente, foi apresentado esta quinta-feira, 19 o projecto “Guimarães Mais Floresta”.

Durante a semana 21 a 29 de Novembro o município de Guimarães desenvolve um programa dedicado à sensibilização para as questões ambientais. A Semana da Prevenção de Resíduos faz parte de um programa mais vasto, que se realiza um pouco por toda a Europa – European Week for Waste Reduction.

A sessão inaugural do programa terá lugar na Extensão do Museu Martins Sarmento, na Praça de Santiago. Nessa altura será apresentado um novo modelo de recolha de resíduos sólidos para o concelho de Guimarães, tido como pioneiro. A sessão está agendada para as 10.30 horas.

No mesmo dia, às 11.30 horas, decorrerá uma “Conversa com Ambiente” que, procurará debater sobre o preço a pagar pela produção de resíduos. Nessa altura serão apresentadas algumas acções que serão implementadas em Guimarães em matéria de gestão de resíduos sólidos urbanos.

A sessão contará com a presença de responsáveis da Resinorte, Lipor, Braval, A.V.E. e Universidade do Minho. Esta sessão decorrerá igualmente na Extensão do Museu Alberto Sampaio.

De resto, até ao dia 29 serão várias e diversificadas as propostas, que apostam na sensibilização e educação da população para a sustentabilidade ambiental. No Domingo, 22, haverá a “Cãominhada”, pelo Centro Histórico, que procurará sensibilizar para formas minimizar o impacto dos dejectos animais no espaço público.

Ainda no Domingo, será exibido o documentário “Just Eat It: Uma História de Desperdício de Comida”, do realizador Grant Baldwin. Será na Sede do Cineclube de Guimarães, às 21.30 horas, com entrada livre a toda a comunidade.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos terminará em dia de desfile do Pinheiro, integrado nas Festas Nicolinas deste ano, com uma acção de sensibilização para a reciclagem. O programa completo poderá ser consultado aqui.

PLANO DE FLORESTAÇÃO PARA O CONCELHO FOI APRESENTADO
O município de Guimarães prepara-se para avançar com um projecto que deverá aumentar a mancha florestal no território do concelho. O plano, que visa a plantação de 15 mil árvores de espécies autóctones, foi apresentado na quinta-feira, no Laboratório da Paisagem.

O programa “Guimarães Mais Floresta” insere-se de Reflorestação Nacional, do Movimento Plantar Portugal. A iniciativa foi apresentada em conjunto com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães (CPCJ). A implementação do programa será feita em conjunto com as escolas do concelho, no âmbito do programa Pegadas.

Tanto a Semana da Prevenção de Resíduos, como o Guimarães Mais Floresta e programa Pegadas são iniciativas deverão constituir contributos para a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.