PUB
Guimarães ganha primeiro prémio na Bolsa de Turismo de Lisboa
Quarta-feira, Janeiro 16, 2008

Na terceira edição dos Prémios de Turismo de Portugal, a Zona de Turismo de Guimarães ganhou o primeiro prémio na categoria Serviços, com o projecto “Leve o Património no Bolso”.

A Zona de Turismo de Guimarães (ZTG) concorreu aos Prémios de Turismo de Portugal, inserido na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre naquela cidade entre hoje, 16 e o dia 20 de Janeiro. Com o seu projecto de informação portátil, através de dispositivos móveis, a ZTG conseguiu arrecadar o primeiro prémio.

O mapa interactivo, disponível no Posto de Turismo da Praça de Santiago, que fornece informações relativas às diversas ofertas da cidade, mereceu uma Menção Inovação pelo Júri do segundo concurso dos Prémio de Turismo de Portugal.

Os guias móveis, iniciativa de cujo mote é “Leve o Património no Bolso”, consiste numa aplicação para dispositivos móveis, como PDA’a, telemóveis ou computadores, que pode ser descarregada gratuitamente do site da ZTG. A informação disponibilizada auxilia as visitas ao Centro Histórico de Guimarães, recorrendo a textos, mapas interactivos, som e imagens.

A entrega dos prémios teve lugar hoje, dia de abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa. Os prémios foram divididos em várias categorias: Cidade, Natureza, Serviços e Animação. Guimarães ganhou na categoria de serviços. Nas outras categorias: o projecto de reabilitação do Mercado de Loulé ganhou na categoria Cidade; na Natureza a Estação Biológica Internacional do Douro, ganhou o primeiro prémio; e finalmente na categoria Animação, venceu a Festa da Flor 2007, no Funchal.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados