PUB
Guimarães considerada “Melhor Cidade Europeia do Desporto 2013”
Quarta-feira, Outubro 30, 2013

A Comissão de Avaliação da European Capitals and Cities of Sport Federation declarou Guimarães como a “Melhor Cidade Europeia do Desporto 2013”.

Esta distinção, atribuída este ano pela primeira vez, e que tinha nove cidades candidatas (Cremona, Modena, Alba, Reggio Calábria, Lorca, Castelldefels, Estepona e Lisburn), teve por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelas cidades em prol do desporto para todos, elevando os padrões de exigência e qualidade na programação e atividades organizadas pelas CED 2013.

Para Amadeu Portilha, vereador do Desporto na Câmara Municipal de Guimarães e Presidente da Comissão Executiva da Cidade Europeia do Desporto, a atribuição deste título “é o reconhecimento a nível internacional de que, de facto, hoje, Guimarães ombreia com todas ou qualquer cidade europeia naquilo que diz respeito à promoção da actividade física e do desporto. Foi um ano absolutamente excepcional com um conjunto notável de eventos e de acções, que envolveu mais de 100 instituições, associações e clubes locais, que teve a participação de mais de 70 mil atletas em mais de 250 dias de actividade, 400 voluntários envolvidos e 36 modalidades desportivas praticadas!”

“Foi um ano de excelência para Guimarães, que consolidou, uma vez mais, a sua imagem internacional pela força da excelente organização dos eventos que acolheu na sua cidade. Este é o reconhecimento de que estamos no bom caminho e, acima de tudo, é o reconhecimento de que Guimarães, hoje, é uma cidade moderna e preparada para acolher, organizar e promover qualquer actividade, seja a que nível for”, acrescentou ainda Amadeu Portilha, “orgulhoso pelo título alcançado pelos vimaranenses”.

A cerimónia de entrega do prémio “Bandeira de Ouro ECS2013” vai realizar-se em Bruxelas, no Parlamento Europeu, no próximo dia 6 de Novembro, pelas 16 horas, onde marcará presença uma delegação de Guimarães.