PUB
Guimarães comemora 886º aniversário da Batalha de São Mamede
Segunda-feira, Junho 23, 2014

O ponto alto do programa de comemorações do “24 de junho – Dia Um de Portugal” está marcado para o Centro Cultural de Vila Flor, pelas 17:30 horas, com a realização da sessão solene

O município de Guimarães vai distinguir o ex-presidente da autarquia, António Magalhães, e o cientista Rui Reis com a atribuição da “Medalha de Honra do Município de Guimarães”, na sessão solene evocativa do 24 de junho – Dia Um de Portugal.
O mais alto galardão concedido pelo Autarquia confere ao agraciado singular o título de “Cidadão Honorário de Guimarães” e é atribuída em reconhecimento dos relevantes serviços prestados à comunidade vimaranense, ao país e/ou à humanidade cujos méritos sejam considerados extraordinários.

O dia 24 de junho principiará com o Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, pelas 9h30min, no Largo Cónego José Maria Gomes. Meia hora depois, decorrerá a inauguração da Loja Interativa de Turismo, situada na Praça de S. Tiago e, pelas 11 horas, será oficialmente inaugurado o novo Centro Cívico de Conde e o Circuito de Manutenção Dulce Félix.

Igualmente a essa hora, a Banda Musical de Caldas das Taipas tem agendado um concerto para o Coreto do Jardim da Alameda. Pelas 12 horas, têm início dois eventos. A Câmara Municipal e a Universidade do Minho procedem à abertura oficial do Laboratório da Paisagem, na Veiga de Creixomil, e na Igreja da Colegiada da Oliveira será celebrada uma eucaristia evocativa do “Dia Um de Portugal”.

Na tarde de 24 de junho, pelas 15:30 horas, no Paço dos Duques de Bragança, é apresentado o livro “Aparato Histórico dos Argumentos de Santidade do Rei Afonso Henriques”, uma edição da Câmara Municipal de Guimarães. Entre as 17 e as 19 horas, a Academia de Música Valentim Moreira de Sá promoverá concertos em vários locais do Centro Histórico.

Artigos Relacionados