PUB
Guimarães cada vez mais procurada por turistas
Segunda-feira, Fevereiro 25, 2008

O relatório anual da Zona de Turismo de Guimarães regista um aumento continuado das visitas à cidade Património da Humanidade.

Guimarães continua o seu percurso de afirmação no panorama turístico. De acordo com o boletim publicado pela Região de Turismo de Guimarães (ZTG), registou durante o ano de 2007 um acréscimo de visitas aos postos de turismo da cidade.

O número de visitantes terá crescido 37,9% relativamente ao ano de 2006, mantendo uma tendência de crescimento que já se vinha registando de anos anteriores.

Ainda de referir que, de acordo com mesma publicação, os visitantes ficam mais tempo nas unidade hoteleiras, já que se registou um aumento na taxa de ocupação nas unidades hoteleiras monitorizadas pela ZTG.

A Zona de Turismo de Guimarães admite que o indicador das visitas aos postos de turismo tem um “efeito diminuto” nas análises sobre o desempenho turístico da cidade. Daí que se complementem aqueles dados com o número de visitas a dois museus da cidade: os Paços dos Duques e o Museu Alberto Sampaio, que acompanham as tendências crescentes.

As conclusões publicadas no boletim limitam-se à análise das visitas ao centro da cidade de Guimarães, sendo omisso relativamente a outros pontos do concelho.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados