PUB
Guimarães aposta na tecnologia LED para levar luz a todas as freguesias do concelho
Quinta-feira, Agosto 13, 2015

A Câmara Municipal de Guimarães vai ligar novamente todos os pontos de luz nas freguesias, no âmbito do plano de remodelação da rede de iluminação pública no concelho, que passará a utilizar tecnologia LED até ao final de 2017.

Recorde-se que, nesse ano, será apresentada a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020. Domingos Bragança anunciou a decisão de restabelecer a totalidade da iluminação pública nas 48 freguesias, acabando com o procedimento pré-programado em determinados locais onde um em cada dois pontos de luz estava desligado: “A instalação da tecnologia LED permitirá uma poupança de energia e, sem gastarmos mais, será possível todos os locais terem as lâmpadas ligadas, reforçando em alguns casos a intensidade da iluminação. Esta preocupação em mudar todas as luminárias existentes por uma lâmpada que reduz o consumo de energia significa, também, melhor ambiente”, realçou o Presidente da Câmara de Guimarães.

Além da implementação de lâmpadas de baixo consumo, o Município irá avançar igualmente com uma reestruturação de pontos de iluminação, articulando essa tarefa com os Presidentes de Junta de Freguesia, adotando medidas tendentes a melhorar a eficiência energética na rede de iluminação pública do concelho. Gradualmente, todos os locais vão ter as lâmpadas ligadas.

Com um investimento global de cerca de 10 milhões de euros, a intenção da Câmara Municipal de Guimarães e da EDP resultará na substituição de 37 mil luminárias em todo o concelho, abrangendo inicialmente o território citadino, seguindo-se as vilas e todas as freguesias do concelho, o que permitirá uma taxa de poupança nos consumos energéticos na ordem dos 60% e uma redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.