PUB
Guimarães adere ao “apagão global” no próximo sábado, 28 de Março
Quarta-feira, Março 25, 2009

O Centro Histórico de Guimarães ficará às escuras durante uma hora, no próximo dia 28 de Março. Esta foi a forma simbólica de a cidade integrar o esforço mundial contra as alterações climáticas, na altura em passam doze anos sobre o Protocolo de Quioto.

A revelação foi feita por António Magalhães depois de dias antes, como o próprio contou, ter lido um artigo recomendado pela sua filha. Além disso o autarca vimaranense fez referência a uma carta que recebera a propor a adesão da cidade à campanha “A Hora do Planeta”. Veio a saber-se depois que a carta recebida por António Magalhães tinha como remetente a filha do vereador do PSD José Manuel Antunes.

Assim, Guimarães integrará o conjunto de mais de mil cidades, em mais 80 países, que aderem à “Hora do Planeta” – campanha organizada pela World Wildlife Fund (WWF) em todo o mundo. Durante uma hora, entre as 20.30 e as 21.30 horas vários monumentos da cidade, assim como a iluminação do Centro Histórico de Guimarães ficarão simbolicamente às escuras. A população é igualmente convidada a participar neste gesto à escola global.

O objectivo da campanha da WWF é alertar os líderes políticos para a necessidade de adoptarem medidas urgentes contra as alterações climáticas, no ano em que líderes mundiais se reunirão em Copenhaga para preparar a substituição do Protocolo de Quioto, de 1997, entretanto assinado por 179 países, mas cujos efeitos ficam aquém do desejado.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados